Facchini

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil tem mais dois campeões regionais

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania, consagrou os últimos campeões regionais do Rio Grande do Sul, durante a quinta etapa, realizada no último fim de semana em Lajeado. Samuel Nichele, de 31 anos, natural de São Leopoldo, foi o grande vencedor da rodada de sábado (30). Eliardo João Locatelli, de 33 anos, de Carazinho, ficou com o primeiro lugar nas provas de domingo. A quinta etapa contou com 93 motoristas, aprovados nas duas fases pré-classificatórias.
Samuel Nichele é casado e motorista há dez anos. O condutor, que transporta grãos e peças automotivas pelo Rio Grande do Sul, dirige um Scania 113 e foi o terceiro finalista do Estado. “Tenho uma família toda de caminhoneiros, que ama o que faz. Meu pai, meus irmãos e tios são caminhoneiros, trabalham com transporte de carga, e isso acabou passando de geração para geração”, diz. “Tive meu sonho realizado ao conquistar a etapa regional aqui de Lajeado. Agora, quero aproveitar o momento com minha família e esperar a grande final em São Paulo.”
Eliardo João Locatelli também é casado, pai de um casal, caminhoneiro há nove anos e transporta grãos e máquinas agrícolas na região. “Tenho alguns sonhos na vida, como comprar meu caminhão. Mas o maior deles é conquistar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Venho lutando desde 2010, quando ganhei pela primeira vez o regional, e tenho fé em que conseguirei um dia”, afirma. O condutor, que se consagrou tricampeão com essa vitória, vai para a final e espera realizar o grande sonho desta vez. “Agora é esperar a final em São Paulo, manter a calma, a atenção aos detalhes e praticar.”
A Casa Scania Brasdiesel organizou o evento e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária, além de clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, exames de saúde e gincanas estavam entre as atividades oferecidas.
Foram arrecadados 400 kg de alimentos, doados à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Lajeado (AAPECAN). “Foi uma etapa bastante competitiva, organizada e divertida. Encerramos as etapas no Sul e Sudeste, e agora iremos para o Centro-Oeste do Brasil. Só temos de agradecer a todos os participantes dessas regiões e continuar a busca pelos outros 18 finalistas”, afirma Calil Simões, coordenador do MMCB 2014 em Lajeado.

Etapas regionais
Nichele e Locatelli aguardarão os outros concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. A cidade sul-matogrossense de Campo Grande sediará a sexta etapa regional neste fim de semana (6 e 7 de setembro), que elegerá mais dois campeões regionais.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania já superou o recorde de 47 mil inscrições de 2012, ultrapassando na edição de 2014 os 50 mil inscritos.
As próximas etapas serão em: Campo Grande, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocado ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA