Facchini

Nova pista de testes da Volvo

A Volvo acaba de inaugurar na cidade de Boras, Suécia, sua mais nova pista de testes. O campo de AstaZero foi construído e desenvolvido em cooperação com o Grupo Volvo com a finalidade de testar inovações em segurança ativa em ambiente de teste e em escala real. 
A pista conta com quase seis quilômetros de estradas rurais, cruzamentos, semáforos e pontos de ônibus. Os ambientes urbanos podem ser testados em cenários autênticos, envolvendo outros veículos em situações de trânsito pesado, ciclistas e pedestres, uma autoestrada com várias pistas e uma área para testes em alta velocidade. A infraestrutura permite que os veículos se comuniquem entre si e também com o ambiente.
Durante a inauguração, o Grupo Volvo fez uma demonstração de como seu sistema de estabilização eletrônico ajudará a evitar colisões e acidentes mesmo com composições longas. 
Quando se trata de segurança, a visão do Grupo Volvo é não ter nenhum veículo da marca envolvido em acidentes de tráfego através do programa Volvo Zero Acidentes. Os peritos em segurança da marca vêm estudando dados de acidentes de trânsito desde os anos 1960. As análises demonstram que muitos acidentes podem ser evitados ou mitigados antes mesmo de ocorrerem – ao usar os sistemas de segurança ativos.
Os sistemas de segurança ativos evitam acidentes ao dar suporte para o motorista, por exemplo, ao fornecer informação ou reagir antes que o condutor o faça. Exemplos de sistemas ativos de segurança desenvolvidos pelo Grupo Volvo incluem sistemas de aviso de colisão com frenagem autonôma de emergência e suporte para troca de pista.
“A pista AstaZero nos dá uma vantagem ímpar no futuro do desenvolvimento de sistemas de segurança. Ao usar o equipamento sofisticado da pista, além de seus ambientes avançados de testes, nos tornaremos melhores ainda na mitigação de acidentes na vida real”, diz Peter Kronberg, diretor de segurança do Grupo Volvo. “A cooperação entre a indústria, o setor público e a academia está ficando cada vez mais importante para a Suécia. E ao combinar nossos recursos é que conseguiremos resolver os problemas atuais da sociedade”, complementa o executivo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA