A Mercedes-Benz escolheu a cidade de Rondonópolis (MT) - conhecida como a capital nacional do agronegócio e do caminhão bitrem - para demonstrar aos clientes o freio a tambor que passará a equipar os caminhões extrapesados Axor e Actros a partir do próximo ano. Localizada no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, a cidade é a ligação entre as regiões norte e o sul do País.
As inéditas versões dos caminhões extrapesados estradeiros Axor e Actros com freio a tambor surgem para suprir as demandas de transportadores que, numa mesma operação, circulam tanto em rodovias pavimentadas, como em vias não asfaltadas dentro das áreas de produção agrícola, nas quais a presença de poeira é muito intensa. Ainda hoje este tipo de atividade ocorre em diversas regiões do Brasil.
A demonstração de caminhões extrapesados na inédita versão com freio a tambor foi a grande atração do “ECONFORT Experience”, evento da fabricante para transportadores e motoristas realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis (MT). Esta foi a terceira etapa da ação.
A disponibilidade do freio a tambor para os modelos estradeiros Axor e Actros amplia o leque de opções para os clientes, que continuam contando com a já conhecida versão de freio a disco. Isso permite uma maior capacidade de configuração, conforme as demandas de transporte e as características dos locais de operação. As versões multiuso (com eixos traseiros com redução nos cubos) das linhas Axor e Actros já contavam com o freio a tambor e continuam disponíveis.
Os cavalos-mecânicos Axor e Actros são indicados para tracionar multicomposições, com destaque para configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais e distanciados com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.
FONTE: iCaminhões