Qual foi a última vez que você calibrou os pneus do seu bruto? Ter a resposta para esta pergunta é muito importante para quem se preocupa com economia, desgaste e segurança dos caminhões. No entanto, muitos estradeiros não se preocupam em dar a devida atenção para esta parte do veículo.
O primeiro cuidado a ser tomado é manter a calibragem correta, garantindo um aproveitamento maior dos pneus. Quando a pressão está abaixo do recomendado, o desgaste e o consumo de combustível são maiores. Da mesma forma, um pneu com pressão a mais deixa de amortecer os impactos do asfalto, causando danos e rupturas com mais frequência. O ideal é que a calibragem seja feita com os pneus frios (o calor aumenta a pressão interna, e os valores verificados podem não ser os mesmos).
Tão importante quanto a calibragem é manter o alinhamento, balanceamento e cambagem dos eixos e rodas do seu bruto em dia. Estas atitudes preservam os componentes do veículo e facilitam a dirigibilidade. Na combinação de pneus duplos, o melhor é utilizar conjuntos de mesmo tamanho. A diferença nas dimensões pode gerar desgaste excessivo, pois aqueles com maior diâmetro suportarão mais o peso da carga.
FONTE: Volvo