Um Constellation 26.280 8x4 foi customizado para receber o equipamento que pode alcançar até 29 metros de altura de trabalho e permite a execução de diversos serviços com mais eficiência e segurança nas linhas de transmissão de energia do estado.
Seguindo o conceito sob medida, a MAN Latin America acaba de entregar um caminhão Volkswagen Constellation 26.280, em versão 8x4, totalmente customizado para manutenção da infraestrutura elétrica em cidades do Rio Grande do Sul.
Fruto de uma venda para a implementadora Embark, que venceu a licitação para o fornecimento do veículo ao Grupo CEEE, empresa pública de energia do estado, o caminhão passou por alongamento de entre-eixos e recebeu um segundo eixo direcional. Tudo para transportar um cesto aéreo articulado e telescópico, da marca Versalift, modelo VST-9000 MHI, importado dos Estados Unidos, que pode alcançar até 29 metros de altura de trabalho.
O equipamento permite a execução de diversos serviços, em especial, aqueles realizados no topo das estruturas que sustentam as linhas de transmissão, sem necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica à população, além de garantir mais segurança aos eletricistas. Concebida pela Engenharia da MAN Latin America, a customização foi feita pelo BMB, centro de modificações exclusivo da montadora.
De acordo com a Embark, um dos fatores decisivos para a escolha do caminhão VW foi a relação custo-benefício bastante atraente. Além disso, o chassi foi aprovado em todos os critérios após análise da engenharia do implementador e do Grupo CEEE. O veículo, parte do programa “Linha Viva” do Grupo CEEE, integra o projeto de renovação da frota da empresa de energia gaúcha, que recebeu investimentos na ordem de R$ 8,2 milhões.
Equipado com motor MAN D08 de 7 litros e tecnologia EGR de emissão de poluentes que, portanto, dispensa o uso do aditivo Arla 32, o Constellation 26.280 8x4 faz parte da linhas vocacionais Constructor e Canavieiro da montadora. Os modelos atendem a diversos segmentos da construção civil e sucroalcooleiro, no uso de betoneiras, transbordo de cana picada e mudas, comboios lubrificantes, caçambas basculantes, tanques-pipa, bombeiro e demais serviços que demandam o transporte de equipamentos pesados, como no caso do caminhão da CEEE.
Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, é grande a expectativa de novos negócios para o setor de energia, principalmente por conta das mudanças e novas tecnologias no segmento elétrico. “Com as redes de transmissão mais altas e profissionalização dos eletricistas, cada vez mais equipamentos deste porte serão demandados. Por oferecermos veículos sob medida, além da possibilidade de adaptações para essas aplicações, estamos aptos para atender a esse mercado promissor.
FONTE: Man Latin América