Caminhão, retrovisores, câmeras, Continental, ProViu Mirror Os retrovisores dos caminhões estão com os dias contados. O avanço da eletrônica barateou os sistemas e atualmente já é possível substituir os espelhos por câmeras, com a vantagem de aumentar a segurança e ainda obter economia de combustível com a redução do arrasto aerodinâmico do veículo. A novidade deve começar a ser vista em breve, só depende de regulamentação dos órgãos de trânsito, pois pela legislação de quase todos os países os espelhos retrovisores externos ainda são equipamentos obrigatórios em todos os veículos.
Alguns fornecedores de sistemas automotivos já têm a solução pronta. A alemã Continental batizou suas “câmeras retrovisoras” para caminhões e ônibus, a ProViu Mirror, e espera para 2016 a regulamentação da União Europeia para começar a vendê-la aos fabricantes europeus de veículos. O principal argumento de venda é que o equipamento melhora bastante a aerodinâmica do veículo, pois elimina a resistência ao ar imposta pelos retrovisores externos, por isso pode reduzir em 1% a 2% o consumo de combustível em protótipos que foram testados pela Continental, o que representa economia de € 1,4 mil por ano e redução de 2,8 toneladas de emissões de CO2. Em tese, a redução de custos compensaria o acréscimo de preço representado pela introdução da nova tecnologia.
“Trabalhando junto com radares as câmeras serão fundamentais para os sistemas de direção autônoma que devem começar a ser introduzidos em caminhões a partir da próxima década”, avalia Ruf.
Mesmo em um caminhão que ainda necessita de motorista para ser conduzido, as imagens das câmeras são úteis para ativar sistemas de alerta e assistência à direção, evitando acidentes causados por uma manobra distraída.
A Continental avalia que as câmeras retrovisoras para caminhões também vão chegar ao Brasil. “Depende da legislação que precisa ser alterada (pelo Contran), mas é uma possibilidade interessante para nosso mercado também, pois oferece redução de custo operacional”, diz Marcello Lucarelli, diretor da área de veículos comerciais e aftermarket da Continental no Brasil.
FONTE: Automotive Business