Facchini

Leve e sofisticado

A bordo do Foton 10-16 DT, a impressão que se tem é de estar a bordo de um automóvel. Isso porque o caminhão leve chinês é completo, promete conforto e chega com itens de série, como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acelerador manual e ajuste da posição do volante, que é revestido em couro e que possui um diâmetro parecido a de um veículo de passeio. Essa estratégia é para convencer o comprador a arriscar a investir em uma marca nova em vez de uma tradicional.
Chama a atenção também o motor Cummins de 3.8 I, com potência de 160 cv, torque de 61,2 mkgf que trabalha em conjunto com o exclusivo câmbio ZF-6-S-500 de 6 marchas, com over drive que ajuda o motor a atuar em menor rotação na última marcha, colaborando com o menor consumo de diesel.
“Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas, e quando oferecem o de seis marchas só o trazem como opcional e, consequentemente, com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com câmbio de 6 marchas e overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. 
Com o advento de caminhões de essa categoria serem ofertados ao mercado com opções de 3º eixo – Mercedes Atego 1016 e VW Delivery 10.160 têm essa solução – a Foton não quis ficar para traz. Na tração tradicional sua capacidade de carga é de 9 500 kg de PBT (Peso Bruto Total), podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13 000 kg de PBT. Chama a atenção a tara de 3 200 kg.
O Foton 10-16 DT possui entre-eixos de 3 360 mm, 3 800 mm e 4 500 mm. Com a medida de entre-eixos de 3 360 mm, o veículo atende a aplicação VUC (Veículo Urbano de Carga) exigida nas grandes metrópoles do Brasil para acessar zonas de restrições de circulação de veículos de carga. 
O leve apresenta tanque de combustível com capacidade de 120 litros, suspensão reforçada e quadro do chassis diferenciado. “É um caminhão concebido para atender aos clientes que atuam no segmento de leves e que exigem alto desempenho, versatilidade de aplicação, confiabilidade mecânica e baixo consumo de combustível”, afirma Sirolli.
Segundo os executivos da Foton, o 10-16 DT foi desenvolvido em conjunto com as engenharias do Brasil e da China para, dessa maneira, atender às demandas do mercado brasileiro. Foram investidos mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto. O novo caminhão foi desenvolvido para ser um legítimo 10 toneladas e já está disponível na rede de concessionárias da marca. 
A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1 500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba, (RS). “A robustez do Foton 10-16 DT, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir no segmento de 8t. E temos certeza que atingiremos o objetivo”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões. 
O caminhão deve ser vendido ao preço médio de R$ 113 000. 

Destaques do 10-16 DT
Além de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série, que inclui defletor aerodinâmico no teto, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico, rádio com saída auxiliar, cobertura do degrau de acesso à cabine, generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes, coluna de direção ajustável em inclinação e altura.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA