Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, Belo Horizonte irá receber o teste de um ônibus elétrico produzido na China. Segundo a fabricante Build Your Dream (BYD), a avaliação vai acontecer entre dezembro deste ano e janeiro de 2015 com o mesmo veículo que está sendo usado em Brasília nos últimos três meses. O veículo elétrico promete uma redução de até 80% no gasto com combustível, porém não foi aceito pelas capitais que já fizeram os testes. Em BH, a implantação do modelo ainda é dúvida.
Os argumentos das cidades que recusaram o ônibus elétrico são, em grande parte, referente ao alto custo, autonomia e capacidade de passageiros. O valor de mercado do veículo é quase o dobro do que os ônibus convencionais da BHTrans. Além disso, enquanto os coletivos que circulam na Capital mineira têm uma autonomia diária de 700 km por dia, a do elétrico é de 250 km. Já quanto à capacidade, o novo modelo pode transportar, em média, 80 passageiros – dez a menos que o convencional.
O teste em Belo Horizonte vai ocorrer com atraso, já que o veículo que será usado se envolveu em um acidente em Brasília no mês passado. Mesmo com os pontos negativos, a questão ambiental pode favorecer a escolha do modelo. Além de beneficiar o meio ambiente, o veículo é bastante silencioso. Nova York, Bogotá, Londres e Copenhagen já usam modelos 100% elétricos desde 2011. Segundo a BYD, é preciso, porém, verificar o comportamento do ônibus sob as mais diferentes condições de trânsito, terreno e temperatura.
FONTE: BHaz