O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a aprovação de projeto que dá aos transportadores autônomos de cargas e pessoas o direito de se organizarem em associações e criarem um fundo para que o dinheiro arrecadado seja usado na prevenção e reparação de danos causados por acidentes, incêndio ou furto do caminhão.
Esse tipo de associação já existe, mas a Superintendência de Seguros Privados (Susep) tem movido ações para impedir a atuação delas nesse setor, explicou o senador.
Diante disso, muitos transportadores autônomos ficam sem qualquer tipo de proteção, pois, para terem retorno financeiro, as seguradoras tradicionais alegam que precisam oferecer o seguro para esses profissionais a preços muito elevados, acima da capacidade que os caminhoneiros têm para pagar, acrescentou o senador.
A proposta está agora em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em que deve ser votada lá ainda nesta semana, segundo Paim.
O senador confirmou presença no Fórum Nacional de Mobilização pela aprovação desse projeto, a ocorrer em Torres, no Rio Grande do Sul, no dia 13 deste mês. O evento, informou Paim, é organizado pela associação dos proprietários de caminhões de Três Cachoeiras e conta com o apoio da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores .
Paulo Paim defendeu, ainda, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que obriga a União, os Estados e os Municípios a destinarem 2,71% de suas receitas líquidas para programas da Política Nacional do Idoso.
O senador ainda elogiou a Secretaria de Gestão de Pessoas por oferecer aos servidores o programa de preparação para a aposentadoria. Ele lembrou que essa é uma etapa com muitas mudanças na vida do trabalhador e, por isso, é importante tomar as decisões corretas para evitar qualquer problema ou até mesmo prejuízo financeiro.
FONTE: Senado Federal