Facchini

Acima de qualquer suspeita

Produzido pelo departamento de veículos especiais da Mercedes-Benz, na Alemanha, o Zetros 1833 bateu um recorde nunca antes alcançado por nenhum outro veículo e, principalmente, um caminhão. Ele alcançou a altitude de 6 704 m, conduzido por uma expedição Extrem Events, empresa alemã. Para se ter uma ideia do que isso significa, o caminhão da estrela chegou bem próximo ao topo do “Ojos del Salado”, o vulcão mais alto do mundo, localizado na região de Atacama, no Norte do Chile.
Com rodado simples e tração integral 4x4, o caminhão é direcionado para vocações mais severas, em terrenos off-roads e em vários tipos de topografia. Por isso funcionou plenamente na elevada altitude andina, obtendo um desempenho nunca antes visto em tais condições.
Além disso, o Zetros recebeu uma série de preparações especiais, como a instalação de dois tanques adicionais, um de combustível e outro de água, um terceiro banco na cabine, rodas e pneus mais específicos para esse tipo de operação e estrutura na traseira da carroceria com guincho.
No dia 17 de setembro, em um navio porta-container, o Zetros deixou a Alemanha, chegando, seis semanas depois a Buenos Aires, na Argentina. De lá, a expedição seguiu para a cidade chilena de Copiapó, passando por aclimatações em Laguna Verde e no deserto do Atacama. No dia 1º de dezembro, a equipe partiu para o “Ojos del Salado”, alcançando o recorde histórico no dia 5 do mesmo mês.
O Zetros de linha
Com rodado simples e tração em todas as rodas, nas configurações 4x4 e 6x6, os caminhões Zetros para aplicações especiais são indicados em setores florestais e de energia, corpo de bombeiros, socorro, operações em áreas remotas e expedições. Além de empresas nas áreas da construção, exploração e mineração, que requerem soluções sob medida.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA