Facchini

Kamaz vence rali Dakar 2015

Depois de 13 etapas e 9.000 quilômetros e 15 dias percorrendo planícies,  montanhas e desertos da Argentina, Bolívia e Chile – incluindo a  Cordilheira dos Andes, o Salar de Uyuni, o maior lago de sal do mundo e o deserto do Atacama, conhecido como o local mais seco do planeta – o rali Dakar chegou ao final com um caminhão Kamaz da equipe Kamaz-master como o grande vencedor. O piloto Ayrat Mardeev, dedicou a vitória ao seu pai, conhecido piloto de rali , Ilgizar Mardeev, tragicamente morto em agosto do ano passado
A competição aconteceu entre os dias 01 e 17 de janeiro e contou com a participação de 63 caminhões de corrida, os quais representaram 12 diferentes marcas. O segundo e terceiro lugares também ficaram com caminhões da marca russa, que participou com quatro modelos, todos da mesma equipe. Vladimir Chagin, diretor do NP Kamaz-Avtosport, líder da equipe Kamaz-master, destacou que o Rally Dakar representa duas semanas esgotantes no terreno mais desafiador na terra. "É um dos momentos mais agradáveis e felizes em minha vida”, acrescentou Chagin - sete vezes campeão do rali Dakar - lembrando que Ayrat Mardeev o realizou o sonho do seu pai, que sempre quiz vencer a competição. “Agora o sobrenome Mardeev também está na lista de campeões do Dakar”, finalizou.
Formada por quatro caminhões da marca, a equipe teve no Dakar rivais de peso e como Iveco, Tatra, MAN, MAZ, Ginaf, DAF, Renault e Hino. Este ano, o regulamento do Dakar limitou o tamanho dos motores a 16,5 litros, o que também representou um deasafio para o time vencedor. Formada em 1988, a equipe Kamaz-master representa um dos maiores fabricantes de veículos comerciais da Rússia.
FONTE: O Carreteiro 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA