“O governo de São Paulo irá apoiar integralmente o plano de escoamento da safra agrícola pelo Porto de Santos. Essa interação entre órgãos federais e estaduais será a base para o sucesso da operação.”
A frase é do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao receber em o ministro da Secretaria dos Portos (SEP/PR), Edinho Araújo, na noite dessa quarta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes.
O ministro da Secretaria dos Portos levou ao governador detalhes sobre o plano conjunto com os Ministérios da Agricultura e Transportes para evitar filas de caminhões que transportam granéis nas proximidades do Porto e congestionamentos nas principais vias das cidades da Baixada Santista.
Segundo Edinho Araújo, o plano estimula o agendamento prévio de dia e horário de descarregamento dos caminhões que levam grãos e farelo de soja ao porto de Santos.
Para ele, o apoio do governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes e da Polícia Rodoviária, auxiliando na fiscalização e apoio aos caminhoneiros em casos de avaria em veículos, será essencial para o sucesso do escoamento de safra agrícola, cujo pico vai de abril a maio.
“Na safra passada, o agendamento evitou um caos nas áreas portuárias e nos acessos. Estamos aprimorando o programa, com a disponibilização de mais um pátio para estacionamento temporário de 650 caminhões na Baixada, para que eles aguardam a hora certa de chegar ao Porto”, explicou o ministro.
Edinho também destacou o funcionamento, inicialmente em caráter experimental, de um sistema de leitura de placas dos caminhões na área portuária.
“A imagem da placa do veículo é enviada a uma central que a processa, fazendo um raio-x do movimento de caminhões no porto e indicando se o agendamento prévio foi, ou não, cumprido.”
FONTE: Portal Brasil