Facchini

Na rota do sol

Entre os meses de janeiro e março as altas temperaturas dominam. Nesse verão, por exemplo, testemunhamos os termômetros apresentarem médias acima dos 35° em regiões onde isso é pouco comum, com o Sul do país.
Junto com as altas temperaturas chegam os desconfortos, sobretudo para quem trabalha na estrada de sol a sol, como os motoristas de caminhão.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa elaborada pela Mercedes-Benz constatou que a temperatura agradável para trabalhar a bordo da boleia está entre de 20° e 23°.
Como não é o caso nessas épocas do ano, é importante redobrar a atenção com a saúde, a temperatura dentro do habitáculo e com alguns itens do veículo.
No que se refere ao motorista, hidratar-se com frequência é mandatório até para repor o líquido que é perdido por meio do suor, que se torna mais intenso nessas épocas, ainda mais se a cabine não for dotada de sistemas como ar-condicionado ou climatização. Se for esse o caso, bem provável que o motorista vá dirigir com as janelas abertas, além de contar com a ajuda do sistema de ventilação do veículo – e é aí que vale ter alguns cuidados com o equipamento.
Segundo Marcio Nunes, gerente de serviço de pós-venda, é importante manter sempre limpo o filtro do sistema de ventilação, localizado na parte frontal da cabine. O cuidado deve ser redobrado aos motoristas que operam em locais de concentração de poeira como os campos de mineração ou da construção civil.
“Na estrada é comum mosquito ou poeira entrar pela grade do veículo e invadir o filtro. Com relação à poeira, além de não ser saudável, se o filtro não for inspecionado pelo menos uma vez por semana, vai chegar um momento que ele vai bloquear a entrada de ar na cabine. Essas são razões para mantê-lo sempre limpo e trocá-lo quando necessário”.
Aos motoristas que contam com sistemas de ar-condicionado, a sugestão de Nunes é observar se o ar está resfriando. Caso o motorista perceba que tem algo de errado, é bom procurar uma concessionária ou empresa especializada para chegar o componente, pois pode ser falta de gás ou até um vazamento, e, ainda, avaria do compressor ou condensador.
Outro sinal de que o ar-condicionado pode estar com algum problema é o aparecimento de umidade, já que suas partículas bloqueiam a refrigeração eficaz do habitáculo.
Mesmo nas temperaturas amenas, como o outono ou inverno, Nunes lembra que é importante, vez ou outra, ligar o ar-condicionado, porque se ele ficar muito tempo inutilizado, tende a diminuir o gás. Vale, ainda, parar pelo menos uma vez por ano para chegar todo o sistema. Odores saídos das aletas do ar também são sinais de microrganismos.

Chuvas de verão
Junto com o verão é comum chover quase que todos os dias. Razão para que o motorista tenha cuidado redobrado na estrada.
Itens que devem estar sempre em ordem e que ajudam a evitar acidentes são limpador do para-brisa. Além do perfeito funcionamento, é importante que a borracha esteja em perfeitas condições de uso.
Ainda com relação à segurança, um cuidado a mais é com a aquaplanagem – quando os pneus perdem tração por excesso de água na pista. Isso só ocorre quando pneus estão desgastados.
É importante que o motorista faça a checagem dos sulcos dos pneus. Pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos são sinais de pneus carecas. E chuva mais pneu liso podem resultar em acidente por perda de controle da direção.
Para garantir a segurança e aderência dos pneus no asfalto, o ideal é que a profundidade mínima dos sulcos não ultrapasse a indicação TWI (Tread Wear Indicators), que são de 1,6 mm de profundidade para caminhões. Manter os pneus calibrados na pressão indicada pelo fabricante deve ser levada a sério.
Além dos cuidados com a conservação dos pneus, os especialistas em segurança no trânsito recomendam que, nos dias chuvosos, não se trafegue em velocidade acima de 60 km/h, sobretudo com o caminhão carregado.

Diário de bordo
- Nunca obstrua as saídas de ventilação do veículo, porque o ar pode perder potência e não produzir o efeito desejado;
- Evite abrir os vidros e as portas com o ar-condicionado ligado. Isso manterá o compressor funcionando de forma mais constante e estável. Se os vidros estiverem abertos, vai exigir mais do sistema e sobrecarrega-lo;
- No frio é bom ligar o ar-condicionado uma vez por semana para não ficar tempo parado pro bom sistema de compressor que faz o ar girar;
- Para manter o sistema de ar e climatização em ordem, substitua o filtro de ar da cabine a cada revisão, ou antes, em caso de o caminhão operar em situação off-road ou trafegar com frequência por estradas de terra.
- Desligue o ar-condicionado ou o climatizador antes de dar a partida no veículo, assim evita-se  danos das peças elétricas (isso deve ser feito apenas se todo o sistema e bateria não estiverem em ordem).
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA