Facchini

Scania sai vitoriosa de desafio

O ETC – European Truck Challenge – ou Desafio Europeu de Caminhões, é um dos mais influentes e prestigiados testes da imprensa no continente.  Em 2014, os cavalos mecânicos da DAF, Iveco, MAN, Mercedes-Benz e Scania se alinharam com carretas iguais. Quando a batalha terminou e a poeira assentou, a Scania uma vez mais foi aclamada como a campeã do combustível, com o menor consumo de diesel e a maior velocidade média.
O ETC é organizado por duas editoras alemãs, e os resultados do teste são veiculados em 16 publicações de transporte por caminhão em toda a Europa. O desafio acontece anualmente e chegou a sua 5ª edição, com os seguintes concorrentes inscritos:

- DAF XF 440 SpaceCab MX 11 (440 hp, 2.100 Nm) ETC
- Iveco Stralis 420 Hi-Way Cursor (420 hp, 1.900 Nm)
- MAN TGX 18.400 XLX D 26 (400 hp, 1.900/2.100 Nm)
- MB Actros 1843 Streamspace 2.5 (428 hp, 2.100 Nm)
- Scania G 410 Highline DC 13 (410 hp, 2.150 Nm)

O teste do ETC visa fornecer informações e recomendações confiáveis para os compradores de caminhão antes de investir em novos veículos. O teste destaca o custo operacional, consumo de combustível e custos relacionados a reparos e manutenção. Como o consumo de combustível é um fator decisivo para os transportadores, o foco sempre está nos custos de combustível e na velocidade média.

A Scania também mostrou seu desempenho em velocidades médias elevadas
Recentemente, o ETC decidiu que cada veículo tinha que manter uma certa relação de velocidade. O caminhão da Scania que participou foi então forçado a utilizar seu “Modo Standard” em vez do mais otimizado em termos de combustível “Modo Econômico” no sistema automatizado de troca de marchas Scania Opticruise. Apesar disso, o Scania G 410 demonstrou sua capacidade e provou ser o melhor. O G 410 teve um consumo médio de diesel de 29,4 litros/100 km, enquanto o vice-campeão da Mercedes-Benz teve 29,9 litros/100 km. O desempenho superior do Scania também foi notável na velocidade média; 71,5 km/h do Scania contra 70,8 km/h do desafiante da Mercedes-Benz.
“Esta é uma evidência adicional de como a Scania teve sucesso com seus motores Euro 6″, disse Christopher Podgorski, Vice-Presidente Sênior da Scania Caminhões.  “A Scania foi vitoriosa em quase todos os duelos de combustível da prestigiosa mídia especializada durante 2014, o que certamente não passou despercebido pelas companhias de transporte européias. Junto com números de confiabilidade melhores do que nunca, a Scania alcançou um significativo crescimento de sua fatia de mercado em 2014, e estou convencido de que vamos continuar mantendo esta velocidade em 2015 também.”
Resultados do teste veiculados
Os resultados do ETC são publicados pelo DVZ Deutsche Logistik-Zeitung, Alemanha; KFZ-Anzeiger, Alemanha; Trailer-Journal, Alemanha; Frankfurter Allgemeine Zeitung, Alemanha; Nieuwsblad Transport, Países Baixos; Svensk Åkeritidning, Suécia; Fleet Transport, Irlanda; Danske Vognmaend DTL, Dinamarca; Truck auto.pl, Polônia; Dopravni Noviny, República Tcheca; Bulgarski Transporten Vestnik, Bulgária; Kamioni, Bulgária; Tranzit, Romênia; Traktuell, Áustria; Mobilität, Suíça; Devir Saati, Turquia.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA