A entrada e a saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, estão bloqueadas devido a um protesto de caminhoneiros que ocorre desde a manhã desta terça-feira (24). A paralisação, promovida por trabalhadores autônomos, acontece em função da manifestação de caminhoneiros que protestam em todo o Brasil.
Devido ao bloqueio na Rodovia Anchieta, a pista Sul da via está congestionada do km 63 ao km 64. A marginal e a pista central estão bloequeadas. A fila de caminhões fez com que a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), liberasse a circulação de veículos de passeio, que chegam da capital paulista, pelo acostamento da via Anchieta.
O protesto realizado em Santos tem a mesma razão de outros que têm sido apresentados em outras cidades brasileiras, desde sexta-feira (13). Com o aumento do preço do diesel, a cobrança de pedágio por eixo suspensos dos caminhões, que está em vigor desde 2013, e o aumento no valor do frete, os caminhoneiros questionam que esses reajustes não condizem com o aumento salarial dos próprios trabalhadores.
FONTE: G1