Os protestos dos caminhoneiros contra os elevados preços dos pedágios nas estradas do país e o aumento do óleo diesel já alcança sete estados. Nesta segunda-feira, o movimento chegou à Bahia.
Motoristas da região Oeste do estado organizaram uma paralisação a partir das 8h, em três pontos estratégicos perto do município Luís Eduardo Magalhães: na altura do Complexo Bahia Farm Show, km 535 da BR-020; na mesma rodovia, no Posto 020; e na BR-242, próximo à Bunge Brasil, no km 01.
“Vamos aderir com certeza. Já tivemos duas reuniões, uma anteontem (sábado) e uma quinta-feira. Vai ser uma greve praticamente nacional, mas localizada. Amanhã (terça-feira) vamos estar nos pontos estratégicos e orientar os caminhoneiros em relação a carro pequeno, ônibus. Apesar de eles também deveriam participar, porque esse movimento é para todo mundo”, disse Benedito Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargas e Passageiros de Barreiras (Sintracarpas).
Entre as reivindicações dos caminhoneiros, que iniciaram os bloqueios por Jataí (Goiás) e em Dourados (Mato Grosso do Sul), estão a redução do valor dos combustíveis, que representa 60% do valor do frete; e do preço dos pedágios. Além disso, querem a aprovação da Lei dos Caminhoneiros, que estabelece rotina de 8 horas diárias de trabalho.
FONTE: Monitor Digital