Representantes dos caminhoneiros, transportadoras e do governo federal promoveram mais uma reunião nesta quinta-feira, 26, em Brasília, para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) esteve no encontro e apresentou para as lideranças do setor a proposta de desoneração do diesel. O parlamentar encaminhou emenda à Medida Provisória 670/2015, que zera as alíquotas de contribuição de PIS/Cofins incidente sobre o óleo diesel. A proposta também isenta o óleo combustível da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
O parlamentar ressalta que a iniciativa foi tomada com base nos recentes protestos dos caminhoneiros, que reclamam dos altos custos do transporte. Segundo Jerônimo, a medida também vai beneficiar diretamente os produtores rurais, que têm no óleo diesel um dos principais insumos na agricultura. “Calculo que a medida pode significar uma redução entre R$ 0,20 e R$ 0,50 por litro de diesel”, destacou. Jerônimo disse contar com a sensibilidade do relator da matéria, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), para que ele acate a emenda em seu relatório. “Acredito que esta é uma medida que realmente trará ganhos imediatos para os caminhoneiros e transportadoras. As outras propostas em negociação ou não podem entrar em vigor imediatamente ou só surtirão efeito a médio e longo prazos”, explicou Jerônimo.
Além da redução do custo do óleo diesel, a pauta dos caminhoneiros inclui outros itens: criação de uma tabela referencial para o frete, abertura de linha de crédito especial para o Transportador Autônomo de Cargas, carência de 12 meses para o pagamento dos financiamentos dos veículos e o cancelamento das multas aplicadas durante as manifestações.
FONTE: Rádio Progresso de Ijuí