O governo iniciou nesta terça-feira a primeira de uma série de reuniões com caminhoneiros e empresários do setor para buscar consenso em relação às reivindicações que provocaram uma onda de paralisações em rodovias no país no último mês. O encontro ocorre na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília.
Em até 15 dias três grupos de trabalho com representantes do governo, profissionais e empresários debaterão separadamente a formatação da chamada tabela referencial de frete, regulamentação da nova legislação para a profissão de caminhoneiros e busca por mais eficiência no setor, com regulação de questões como cobrança de pedágio.
Participam do encontro os ministérios do Trabalho, da Secretaria-Geral Presidência e da Agricultura; empresários e parlamentares ligados ao agronegócio; e sindicatos e representantes de caminhoneiros, transportadores e embarcadores.
“Objetivamente, não achamos que essa primeira reunião tem um caráter conclusivo. Estamos propondo que possamos dar continuidade às negociações”, disse o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral, ao abrir o encontro.
FONTE: Valor Econômico