Facchini

Mercedes-Benz apresenta novas versões do Unimog

A Mercedes-Benz acaba de apresentar as novas versões do Unimog direcionado para o mercado europeu. Trata-se do “extreme off-roader”, U 4023 e U 5023 "nariz curto com motor posicionado um metro para trás, o que ajuda a acomodar os conjuntos necessários para atender o Euro 6 e permite a instalação da tomada de força diretamente no motor. Assim os dispositivos podem operar independentemente do veículo estar sendo conduzido. A tomada de força na transmissão continua disponível conforme configuração do Unimog. 
Em relação a cabina a  nova versão de série é 120 mm mais longa do que sua precedente e é também um pouco mais alta com mudança dos controles da transmissão do console central para a alavanca da coluna da direção. A cabina pode ser acessada por meio de dois ou três degraus, dependendo das necessidades do cliente e pode ser basculada para serviços de manutenção e reparos. Na nova série de modelos, o Unimog continua disponível de fábrica com a característica "crewcab" (cabina da tripulação), que oferece espaço para até sete pessoas. 
Internamente, o Unimog exibe uma nova gama de equipamentos, incluindo um volante de direção multifuncional, coluna de direção ajustável, botões multifuncionais, painel de instrumentos com tela grande e um sistema de aquecimento e ventilação .
O conforto, de acordo com a empresa, é garantido pelo reposicionamento de controles no console de teto e a posição de assento na área de baixa vibração atrás do eixo dianteiro, juntamente com o novo conceito de montagem da cabina. 
A transmissão é operada por meio de alavanca na coluna da direção, que também é usada para controlar uma função eletrônica de ré rápida (EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis 8 marchas para frente e 6 para trás. Também há um grupo opcional para uso off-road com velocidades entre 2,5 e 35 km/h. O novo freio motor é um freio de descompressão de dupla velocidade que, no caso do OM 934, desenvolve uma potência de frenagem de até 180 kW. Cada cilindro do motor possui sua própria unidade de freio motor e o ABS off-road é item de série.
Como ocorre com todos os veículos comerciais Mercedes-Benz, as novas designações de modelos do Unimog incluem o valor do hp: 230 nesse caso. Os primeiros dois dígitos da designação referem-se ao tipo de veículo. As maiores diferenças entre os dois modelos vem da forma dos eixos e quadros, que assim afetam as cargas dos eixos e o peso bruto do veículo. No caso do U 4023, trata-se de um máximo de 10,3 toneladas e para o U 5023, um máximo de 14,5 toneladas.
FONTE: O Carreteiro 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA