Estradeiro que é estradeiro sabe tudo sobre a importância do pneu do caminhão. Até porque, atualmente eles deixaram de ser um mero coadjuvante e se transformaram em um produto de alta tecnologia. Mas se o condutor se esquecer de alguns itens, como por exemplo, a calibragem, todo esse avanço tecnológico pode ser esquecido.
A pressão do ar é um dos cuidados mais importantes para garantir a vida longa ao pneu e, claro, evitar acidentes. De acordo com estatísticas, a maioria dos acidentes graves que acontecem nas estradas é causado por calibragem incorreta dos pneus. Muitos estradeiros se esquecem e acabam rodando com os pneus descalibrados. Além de prejudicar a dirigibilidade, a calibragem incorreta aumenta o consumo de combustível e diminui a vida útil do pneu.
Para evitar esse tipo de desgastes, o motorista deve ficar atento. A pressão do pneu deve ser usada de acordo com a recomendação do fabricante, já que eles não são totalmente vedados e com o tempo eles vão perdendo a pressão. Se a calibragem não for feita, o pneu irá ficar deformado, esquentar muito e se desgastar rapidamente.
FONTE: Blog Iveco