Facchini

Retorno produtivo

Autonomia de combustível e redução dos custos de manutenção foram fatores decisivos para a compra de 80 veículos Scania do modelo R 400 4×2, em novembro de 2014, por uma das maiores transportadoras de carga expressa do Brasil, a TNT. Empresa com sete mil funcionários e 2,5 mil veículos próprios, ela oferece transporte rodoviário e aéreo, doméstico e internacional. Pelas divisões operacionais da TNT Mercúrio, atinge mais de cinco mil municípios em todo o país. Por meio da TNT Express, alcança mais de 200 países – é a única que cobre seis países da América Latina no modal rodoviário: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Para Fabiano Fração, diretor de Operações e Tecnologia do grupo, os novos caminhões provocarão impacto positivo nas operações da empresa. “Com uma frota com média de 10,5 anos de idade, reduziremos em 63% os custos de manutenção e diminuiremos o consumo de combustível.” Hoje, os veículos da TNT fazem, em média, 3,1 quilômetros/litro de diesel, e o diretor prevê que esse número chegará a 3,5, representando 13% a mais de autonomia de combustível. “Com a nova frota, a velocidade de cruzeiro será constante, o que irá proporcionar um melhor e mais rápido atendimento aos nossos clientes”.
Os caminhões R 400 4×2 adquiridos pela empresa têm motor Euro 5 e caixa de câmbio Scania Opticruise, além de ar condicionado com climatizador de temperatura, trio elétrico e suspensão traseira pneumática. “Atualmente, nossos caminhões rodam, em média, 15 mil quilômetros por mês e nosso objetivo é chegar a 20 mil. Com isso, consequentemente, teremos uma maior disponibilidade dos veículos para operação”, reforça Fabiano.
Os novos caminhões Scania da TNT estão rodando em rotas expressas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, fazendo transferências de cargas entre as filiais da empresa. A transportadora já está se planejando para novas aquisições nos próximos anos. “Prevemos a renovação total da frota até 2019, por meio de um plano para troca de veículos mais antigos a cada cinco anos”, antecipa Ronaldo Alves, gerente de Manutenção e Frota do grupo.
FONTE: Scania Brasil 
FOTO: Érico Rafael - Midia Truck Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA