Ele é sucesso entre a família, os amigos, os clientes, a vizinhança, a cidade de Carambeí (PR) e com toda a região. Também pudera: não é em qualquer lugar que se encontra um Scania para preparar churrasco!
A ideia, como não poderia deixar de ser, saiu da mente criativa de mais um apaixonado por caminhões e fã da marca, Leendert Ferdinand Aardoom, dono da Transportadora TransArdo. Mas ele não sabe precisar como nasceu o projeto. “Foi há 12 anos. Decidi que queria construir a churrasqueira na área da empresa e quando o pedreiro me perguntou como eu a queria, respondi de primeira: “quero que seja uma carreta Scania saindo da parede”, resume.
A execução, no entanto, demorou dois anos, “mas não foi culpa do pedreiro”, esclarece o empresário. “O trabalho mesmo foi conseguir todas as peças originais do caminhão, porque eu não queria nada de réplica. Comecei com a grade na qual foi projetada a boca da churrasqueira”, explica.
O projeto é todo em tamanho real e até mesmo os faróis acendem. “Tive o cuidado de fotografar um caminhão e ampliar a imagem para fazer o adesivo do para-brisa com o volante e painel com as mesmas dimensões do original”, conta orgulhoso.
Para conseguir peças, Leio contou com o apoio da Casa Scania Battistella e também da fábrica da Scania. “À época, me comprometi a fechar a compra de mais sete caminhões e, em contrapartida, eles me facilitariam a compra das peças.”
A conclusão da obra e inauguração da churrasqueira aconteceram em junho de 2002, reunindo toda a família Aardoom, em comemoração ao aniversário do pai de Leio, o também Leendert Ferdinand Aardoom — hoje falecido.
Depois de abertos “os trabalhos”, já foram inúmeros os eventos em torno da carreta-churrasqueira. “Fizemos festa com os funcionários, para o pessoal da fábrica da Scania e da Battistella, para os nossos clientes”, conta o empresário, afirmando que os próprios clientes costumam solicitar o espaço para promoverem encontros com os seus contatos.
Voltado majoritariamente para operações frigoríficas por todo o País, Leio Aardoom já tem metade da sua frota, de 120 veículos, composta por Scania, tendo a última compra sido realizada no final de 2014. São veículos na maioria R 400, R 420 e R 440 que rodam até 10 mil quilômetros por mês. “Meu pai comprou o primeiro consórcio Scania na década de 90 e, de lá pra cá, vamos aumentando gradativamente a participação da marca no nosso negócio, principalmente pelos resultados de economia de combustível”, ressalta o empresário.
Renan e Leonardo Ardoom, filhos de Leio, decidiram começar um negócio próprio também no segmento de transportes e não tiveram dúvida: escolheram como primeiro carro da frota um Scania R 440, vendido pela casa Scania P.B Lopes de Ponta Grossa (PR), com financiamento pela Scania Banco.
“Não dá para citar um só diferencial, porque escolhemos Scania por um conjunto de fatores — da boa média com o caminhão pela facilidade de manutenção, ótimo valor de revenda, entre outros”, destaca Leonardo.
O empresário herdou do avô e do pai a paixão pela vida na estrada, e conta que, desde pequeno ajudava na troca de lâmpadas, adorava a oportunidade de bater marchas dos veículos estacionados no pátio e aproveitava seus finais de semana acompanhando os motoristas que iam para as fazendas coletar leite. Hoje, é ele quem vai para a estrada, enquanto o irmão e sócio Leonardo, cuida da parte administrativa do negócio. “Cheguei a ficar 82 dias viajando direto, e acho importante como empresário, conhecer as rotas, estradas postos”, destaca ele, que vai conhecendo pessoas, conquistando amigos e continua a aprender com o dia a dia a bordo do seu Scania.
FONTE: Scania
Bom dia sr léo.Precisaria q o senhor pudece me da um minutinho de sua atençao valiosa. estou precisando de sua ajuda e espero o q vou dizer chega em seu coraçao. vou ser breve;sai de mg á 29 anos com sonhos de criar minha familia com trabalho de suor de meu rosto e um acalento de um sonho de ter um dia um caminhoao mesmo q mesmo fosse caidinho. pois, bem depois de ajuntar meu dineirinho20 anos com graças DEUS consequir adqueri um 608DE ANO 85. Fiquei muito felis com conquista, pois estava realisando o q mais quis na minha vida, bo q durou pouco minha alegria, com tres meses veio um espirito sem luz e roubou meu sonhos e levou o veiculo q ficou quase um ano desaparecido. Graça a DEUS a encontramos só q muita avariaçao e eu ter como restaura la, tenho pedido muitos empresario para me ajudar,inclusivel o comandante FABÃO DA SCANIA ficou de me ajudar junto os empresários amigos q ele tem. gostaria q o sr verificar minhas dificuldades com seu coraçao e pudesce me ajudar, dando assim condiçoes de continuar minhas lutas , pois crio um filho de 13 anos q mora comigo desde q minha esposa faleceu. tenho 59 anos , e 3 anos estou desenpregado por motivos tbm de minha propria idade, tem passado muitas dificuldades ,mas perdi a esperanca de encontrar alquém q sencibelize com minha hestória e pudesce me ajudar. meu nome é Joao Battist, e moro em Nova Iguaçú R ALAMEDA PARAIBA 135 B CERAMICA. Desde já lhe agradeço e espero encontrar em DEUS e com o sr.se possivel gostaria que verificasce a veracidade do q falo sobre a ajuda com o COMANDADENTE FABAO DA SCANIA. MUINTO obrigado pela atençao e q DEUS continua lhe abençoando em levar o pao nosso de cada dia a nossa mesa atrávez de sua empresa. muito obrigado Joao Battista.
ResponderExcluir