Facchini

Ford suspende produção de caminhões no ABC pela segunda vez no mês

A Ford vai suspender a partir de segunda-feira, até o fim do mês, a produção de caminhões na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Cerca de 800 operários serão dispensados nesse período, com desconto do tempo parado no banco de horas.
Na sexta-feira da semana que vem, a produção de carros, feita no mesmo complexo industrial, também será interrompida. O objetivo com essas medidas é ajustar a produção à demanda.
Entre janeiro e maio, os emplacamentos de carros e caminhões no país caíram, respectivamente, 20% e 42,4%. No caso da Ford, as vendas de automóveis e utilitários leves recuaram 5,9% no período, apesar dos bons resultados da marca com a nova geração do compacto Ka, quarto carro de passeio mais vendido no Brasil. Já o volume de caminhões da Ford acumulou queda de 15% até maio.
Essa é a segunda paralisação da fábrica da Ford no ABC apenas neste mês, já que a montadora já tinha desativado as linhas durante toda a semana do feriado de Corpus Christi.
Em Camaçari (BA), onde produz o novo Ka e o utilitário esportivo EcoSport, a produção também vai parar de segunda a quarta-feira, mas nesse caso em virtude do Dia de São João (24 de junho), feriado todos os anos prolongado na fábrica baiana. Os dias parados em Camaçari serão compensados.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA