A indústria de implementos rodoviários registrou uma retração de 40,36% no volume de emplacamentos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). De janeiro a junho foram emplacadas 45.894 unidades, abaixo dos 76.947 do mesmo período do ano passado.
A maior queda é no segmento pesado (carroceria sobre chassis), com 14.676 emplacamentos, o que corresponde a um recuo de 48,74% ante os 28.633 anotados nos seis primeiros meses de 2014. No segmento leve (reboques e semirreboques), a baixa foi de 35,39% no semestre, o que representa 31.218 emplacamentos ante 48.314 produtos distribuídos ao mercado na mesma etapa do ano passado.
Conforme o presidente da Anfir, Alcides Braga, o resultado reflete a situação de desaquecimento geral da economia. "Esperamos que sejam tomadas medidas para reanimar o mercado", disse o executivo, em nota. Ele defende que a Medida Provisória 680, do programa de proteção ao emprego, seria um passo importante nesse sentido. "Trata-se de uma medida que poderá contribuir para a preservação de empregos e qualidade na indústria", avaliou, defendendo que os benefícios sejam estendidos aos demais setores industriais que estão em dificuldades. "O setor precisa desse suporte também."
FONTE: Estado de Minas