A partir do dia 20 de julho, entrarão em vigor os novos limites de velocidade em importantes vias da cidade de São Paulo: a Marginal Tietê – que interliga as regiões Oeste, Norte e Leste da cidade – e a Marginal Pinheiros – que liga a região de Interlagos ao Complexo Viário Heróis de 1932, no acesso à Rodovia Castelo Branco, e às rodovias Imigrantes e Anchieta. A medida foi tomada pela SMT (Secretaria Municipal de Transportes) com o intuito de reduzir a quantidade de acidentes.
Conforme o diretor técnico do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Paulo Guimarães, a velocidade é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes e sua redução provoca um aumento na segurança das vias. Mas destaca a importantância de haver boa sinalização e de que a diferença de limites entre trechos esteja bem clara, para evitar reduções bruscas e, com isso, provocar colisões. Segundo ele, a diminuição da velocidade máxima permitida não reduz a capacidade da via. “Isso ocorre porque, quanto maior a velocidade, maior a distância entre um veículo e outro.
Quando reduz a velocidade, reduz a distância e a capacidade continua a mesma”, explica.
Para o presidente da Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), José da Fonseca Lopes, a medida é importante para a redução de acidentes nas pistas, que são afetadas com congestionamentos extensos quando há ocorrências. No entanto, avalia que deve afetar o cumprimento de prazos nas entregas de mercadorias, especialmente em razão das restrições ao tráfego de veículos pesados nas duas marginais. (Clique aqui para ver os horários permitidos ao tráfego de cada tipo de veículo)
Ainda na avaliação de Fonseca, a medida seria mais efetiva se houvesse uma mudança na permissão à circulação de caminhões: “Deveriam ser destinadas as duas pistas da direita para veículos pesados e as demais para os leves. Com controle de velocidade, isso certamente colaboraria para diminuir as ocorrências de trânsito, sem afetar o abastecimento de mercadorias na cidade”.
Saiba os novos limites:
Nas pistas expressas na Marginal Tietê, a velocidade máxima passara de 90 km/h para 70 km/h para veículos leves, e de 70 km/h para 60 km/h para veículos pesados. Nas pistas centrais, a velocidade máxima reduzirá de 70 km/h para 60 km/h para todos os tipos de veículos. E nas pistas locais, o limite reduzirá de 70 km/h para 50 km/h.
Na Marginal Pinheiros, o limite nas pistas expressas também cairá de 90 km/h para 70 km/h, no caso dos veículos leves, e de 70 km/h para 60 km/h para veículos pesados. Nas locais, onde a máxima é, atualmente, de 70 km/h, passará a ser de 50 km/h.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá acompanhar e avaliar os efeitos da medida, a fim de verificar a necessidade de adequações.
FONTE: Agência CNT