Facchini

Cetesb flagra 29 caminhões com fumaça preta demais em Santos e Cubatão

Para fiscalizar e conscientizar caminhoneiros contra a poluição atmosférica, as agências ambientais de Santos e de Cubatão, vinculadas à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, flagraram 29 caminhões emitindo fumaça preta no ar acima do permitido.
Em Santos, a fiscalização ocorreu na Avenida Governador Mario Covas, diante da Libra Terminais. Inicialmente, a ação seria no km 57 da Rodovia dos Imigrantes, mas não houve subida de caminhões pela via nesta quinta-feira (13).
No novo local, entre 377 caminhões, os fiscais da Cetesb flagraram 18 em desconformidade com o que prevê a legislação. Porém, apenas 14 foram identificados pelos agentes, que agora deverão lavrar o auto de infração. Os donos serão notificados quando efetuarem o licenciamento.
Em Cubatão, a operação transcorreu no km 266 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido leste. Foram contabilizados 3.434 caminhões ao longo do dia, 15 deles liberando fumaça preta. Os donos também deverão ser autuados nos próximos dias.
A ação fez parte de um comando estadual de fiscalização de veículos a diesel que estivessem emitindo fumaça preta em excesso nas principais estradas e avenidas de grande circulação paulistas. Ao todo, 22 pontos no Estado tiveram comandos. 
A multa para quem é flagrado por essa infração é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, o equivalente a R$ 1.275,00. Os técnicos da Cetesb usaram a Escala de Ringelmann para verificação do padrão colorimétrico (de cores) da emissão da fumaça.
A Cetesb deverá divulgar nesta sexta-feira (14) um balanço das operações de fiscalização em todo o Estado. Com relação ao total de multas lavradas no ano passado pela Cetesb por emissão excessiva de fumaça preta pelos veículos a diesel, houve 20.416 autuações em ações de fiscalização rotineira. Neste ano, até o final de março, lavraram-se 4.763 multas.
FONTE: A Tribuna 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA