A Coopercarga acaba de conquistar o “permisso” de embarque uruguaio para entrada no país pelas fronteiras de Jaguarão e Uruguaiana, ambas no Rio Grande do Sul. A empresa atua há 23 anos no transporte internacional e conta com unidades na Argentina, Chile e Paraguai. A nova habilitação proporcionará a cooperativa a ampliação do atendimento no transporte internacional e fortalecerá a atuação da empresa no Mercosul.
Para o diretor da Coopercarga para o Mercosul, Walter Soto, o desejo de transportar no Uruguai é antigo, porém, não havia fluxo e contra fluxo com volumes que permitissem, a curto prazo, desenvolver atividades comerciais para sustentar uma operação no país, cenário que está mudando (muito em virtude do controle que a Argentina vem fazendo em seu comércio internacional).
Segundo o diretor, a área comercial é um dos maiores desafios, pois o Uruguai ainda é um mercado pequeno, porém em pleno desenvolvimento, com nichos nos quais as perspectivas são positivas e com boas oportunidades de crescimento. Hoje, o país oferece um conjunto de vantagens que o tornam atrativo para o desenvolvimento de atividades logísticas. Uma delas é a sua localização geográfica estratégica, que permite posicionar-se como ponto de acesso para o comércio regional e como centro de trânsito regional. Segundo dados do Ministério de Economia e Finanças do Uruguai, o país ocupa o 4º lugar na América do Sul em desenvolvimento logístico.
A expectativa da cooperativa é que para os próximos meses as operações de importação e exportação com o Uruguai acrescentem ao faturamento da cooperativa, em média, USD 150.000,00/mês – o que representa um incremento de aproximadamente 10 a 15% no faturamento total do negócio Mercosul. O ponto de apoio da Coopercarga no País está localizado na capital Montevidéu.
FONTE: O Carreteiro