Nos últimos anos essa disputa cresceu bastante entre as duas montadoras, quando em 2009 a Volvo apresentou o Volvo FH16 700, conquistando assim o título de caminhão mais potente do mundo. No ano seguinte, 2010, a Scania rapidamente recuperou o título ao apresentar o Scania V8 R730, 30 cavalos a mais que seu principal concorrente e que o consagrou como o caminhão mais potente do mundo.
Mas em 2011, a Volvo surpreendeu a todos e apresentou ao mercado o Volvo FH16 750. Com 20 cavalos a mais que o rival sueco, rendendo a Volvo novamente o título de caminhão mais potente do mundo e permanece com o mesmo até os dias de hoje.
Mas a posse desse título pela Volvo pode estar com os dias contados. Sabe-se que a Scania está preparando uma reformulação de toda a sua linha de caminhões. E diversos flagrantes dos modelos em testes feitos na Europa comprovam isso, inclusive alguns novos detalhes foram notados conforme mostrado aqui no Blog Caminhões e Carretas (leia aqui). A mais recente informação que circula na internet é um gráfico de torque/potência dos novos modelos Scania (confira abaixo), e traz informações sobre um possível Scania R780 equipado com um novo motor, o D16 106 780 Euro 6, superando assim o Volvo FH16 750 e trazendo de volta para a Scania o título de caminhão mais potente do mundo.
A confirmação dessas informações acontecerá apenas no lançamento da nova linha Scania, que ainda não tem uma data prevista. Estima-se que esse grande lançamento possa acontecer em 2016. Mas podemos ter certeza de que grandes novidades virão e que a disputa pelo caminhão mais potente do mundo continuará.
TEXTO: Lucas Duarte