Facchini

Sinalização nas estradas é um direito e um dever de todos

A sinalização no trânsito, quando bem projetada e implantada, contribui para o conforto e segurança de motoristas, pedestres e ciclistas nas estradas e servem para informar e orientar os usuários da via. Placas, sinais luminosos, inscrições nas vias e até mesmo gestos de agentes de trânsito são exemplos de sinalização que proporcionam um trânsito mais seguro e organizado.
A responsabilidade por um bom sistema de sinalização nas vias é responsabilidade do poder público, mesmo que sejam delegados à uma empresa por meio de concessão ou permissão. Mas também é um dever de cada transeunte zelar pela segurança e manter a sua própria sinalização em dia, desde os ciclistas, passando por motociclistas, motoristas de automóveis e caminhoneiros. “É importante estar sempre sinalizado para evitar acidentes. Seja o caminhão, o automóvel, a bicicleta, o capacete ou até mesmo roupas e coletes de segurança, principalmente à noite, quando a visibilidade cai consideravelmente. Estar em dia com os itens de segurança reduz e muito o número de acidentes nas estradas”, orienta o membro do Comitê Brasileiro de Normas - CB16 na ABNT e diretor-presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil, Eduardo Matos.
Os motoristas devem sempre atentar-se às condições dos faróis e lanternas checando-os regularmente. “A falta de iluminação nas estradas, bem como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, causam situações de pouca visibilidade que impedem o condutor de perceber situações de risco e evitar danos”, explica Matos.
Outro dever é em relação às faixas refletivas em caminhões que servem para delinear as carrocerias. Como é um produto que tem validade de 7 anos, muitos motoristas esquecem de conferir se elas ainda estão em condições de uso. “As faixas, quando desgastadas, perdem a sua função que é dar visibilidade ao caminhão para outros motoristas da via, principalmente à noite, em dias de chuva e neblina”. E essa dica é válida também para os motociclistas. “A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas é por falta de sinalização. Vale ressaltar o uso de capacetes e roupas com faixas refletivas, pois o farol é projetado na faixa que possui mais de 6.500 microprismas permitindo maior refletividade e boa angularidade, facilitando a visibilidade e reduzindo o número de atropelamentos”, enfatiza.
A sinalização nas vias é uma responsabilidade do poder público, mas se cada um fizer a sua parte, que é simples, pode-se reduzir consideravelmente o número de acidentes nas estradas.
FONTE: Assessoria de Imprensa 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA