A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões, ônibus e motores industriais, participa do Congresso SAE Brasil 2015, evento de engenharia e mobilidade urbana realizado de 22 a 24 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. “É sempre importante apresentar o que temos de mais inovador para a cadeia do setor automotivo. São tecnologias que têm oferecido ganhos expressivos de rentabilidade para nossos clientes no mercado global", diz P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.
Na edição deste ano, a Scania apresenta o que há de mais avançado em termos de tecnologia, seja ela aplicada no desenvolvimento de motores eficientes e sustentáveis ou em dispositivos que tornam a direção do motorista mais segura e com custo operacional menor para o cliente. “A qualidade de nossa engenharia reflete diretamente em nossas soluções, que, por sua vez, ditam os padrões de qualidade no mercado. Exemplo disso é a introdução do motor Euro 6 na Europa”, ressalta Svedlund.
Os visitantes poderão acompanhar a evolução da linha de motores Scania até a chegada do modelo mais recente, o Euro 6, presente em veículos pesados na Europa. Na América Latina, clientes da Colômbia adquiriram ônibus movidos a gás com motor Euro 6, já se antecipando às normas de emissão vigentes nesse país.
Entre as tecnologias desenvolvidas pela Scania, terão lugar de destaque no evento sistemas inteligentes como o Opticruise e o Retarder, aplicações que ajudam no desempenho do veículo e na atuação do motorista, e repercutem de forma positiva na operação do transportador. O primeiro é um sistema automatizado de troca de marchas que oferece opções de tração de acordo com cada aplicação. O segundo é um freio auxiliar hidráulico que atua de forma integrada com o freio motor.
À frente na tendência de mobilidade aplicada ao segmento de transporte, a fabricante traz uma nova tecnologia com foco no motorista, o Scania Watch. Um relógio moderno e preciso que demonstra em tempo real as informações relativas à performance da condução, como dados de combustível, distância percorrida e tempo.
Também estará em exposição o Scania WIC Kit, plataforma eletrônica que leva informações sobre o desempenho do veículo para os instrutores de treinamento de motorista, por meio de um tablet. “Usamos conectividade para aumentar a produtividade de nossos clientes em todo mundo”, explica Svedlund. “Estamos evoluindo da posição de fabricante de produtos para ser um fornecedor de soluções em transporte sustentável, ou seja, estamos construindo a ponte para o futuro.”
Comprometida com a meta de reduzir em 50% a emissão de CO2 por tonelada-quilômetro até 2020, a Scania desenvolveu o maior portfólio de motores movidos a combustíveis alternativos de todo o mercado automotivo. Durante o evento, o público poderá conhecer de perto as tecnologias presentes nos motores movidos a etanol e o motor 100% biodiesel capaz de reduzir em até 60% a emissão de gases poluentes. “Sabemos que nosso papel é otimizar o fluxo do transporte, colaborar para redução de CO2 e gerar valor para nossos clientes e a sociedade”, afirma o presidente e CEO da Scania Latin America.
Perspectivas do setor
A Scania também participa do Painel dos Presidentes, principal debate do evento, que vai abordar o papel da tecnologia como diferencial competitivo na indústria automotiva.
Caminhão 100% biodiesel
Combustível renovável produzido a partir de óleo vegetal, o biodiesel pode ser usado em todos os tipos de motores da Scania. Suas tecnologias serão apresentadas para o público no Hub de Tecnologia do SAE 2015 em um caminhão R440 Streamline L6x4 Euro 5.
Fácil de manusear, disponível em quantidades comerciais, o biodiesel pode ser misturado livremente ao diesel comum, ajudando a reduzir o nível de poluição emitida pelo veículo.
FONTE: Scania