No último mês, a Mercedes-Benz anunciou o encerramento da produção da linha Atron. O anuncio ocorreu durante o evento de apresentação das novidades da montadora para o próximo ano. Segundo o presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Philipp Schiemer, “todo produto tem seu tempo e chegou a hora da linha Atron”.
Philipp Schiemer ressaltou ainda que cedo ou tarde a linha Atron teria que ser descontinuada devido a aplicação da tecnologia Euro VI, prevista para ser aplicada a partir de de 2020. A defasagem dos modelos frente a seus principais concorrentes, é outro fator que contribuiu para essa decisão.
O encerramento será de forma gradativa, por meio de uma curva descendente natural na produção e nas vendas, onde os modelos de show room serão os primeiros a serem extintos, posteriormente os que estão em estoque, até que toda a linha fique apenas na lembrança.
A Mercedes-Benz é a única montadora no Brasil que ainda oferece modelos bicudos em seu portifólio de produtos. Os modelos bicudos foram sucesso da marca no Brasil desde 1989. E nos 25 anos de comercialização desses modelos o grande destaque fica para o MB L1620, que em 2012 foi substituído pelo atual Atron 2324.
A decisão de encerramento, mostra que a Mercedes-Benz mantem como foco principal, a rentabilidade de seus produtos e não a participação de mercado por meio de um produto mais barato mas ultrapassado.
TEXTO: Lucas Duarte