Uma blitz educativa com exames toxicológicos foi realizada no Anel Rodoviário, na altura do bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22). Na ação, 43 motoristas de caminhão fizeram voluntariamente o teste. A partir do dia 2 de março, o teste passa ser obrigatório para todos os profissionais de transportes de carga e transporte coletivo.
Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa, a intenção é informar aos motoristas a importância de não usar drogas.
“Queremos detectar o percentual de motoristas que usam rebite e outras drogas. Vamos identificar os problemas e propor soluções como, por exemplo, atendimento psicológico para quem precisa. Os caminhoneiros não precisam de drogas. Eles devem entender isso”, disse o presidente.
O resultado dos exames, que podem ser feitos por fios do cabelo ou pelos do corpo, sai em cinco dias úteis. Aqueles condutores que se identificaram vão receber o laudo em casa.
O teste é capaz de detectar o uso constante de drogas como maconha, cocaína, anfetaminas e metanfetaminas, com visão retroativa mínima de 90 dias. A blitz acontece também nesta terça-feira (23), das 13h às 16h, no KM 24 do Anel, próximo à subestação da Cemig.
FONTE: O Tempo