RER Parts

Resolução do CONTRAN proíbe utilização de capas de porca americanas

Conhecidas como spike ou modelo americana, as capas de porca pontiagudas ganharam as estradas brasileiras no fim de 2015, e no inicio de 2016 viraram uma febre entre os caminhoneiros. Mas junto com todo esse sucesso e aumento na procura pelas capas de porca nas casas de acessório, veio uma grande polêmica: As capas de porca americanas são permitidas?

Polêmica essa que envolve mais uma vez os caminhoneiros e a fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal), diversos motoristas denunciaram por meio de publicações em redes sociais a abordagem da PRF à caminhões que possuíam as capas de porca pontiagudas, onde eram autuados e obrigados a retirarem o acessório.

Mas realmente é proibido por lei a utilização de peças e acessórios pontiagudos nas rodas. Trata-se do Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que diz: Art. 230. Conduzir o veículo: “XII com equipamento ou acessório proibido;” Já a Resolução nº 426 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada em dezembro de 2012 reforça ainda mais essa proibição.


O Artigo 2º da Resolução 426 determina que: Rodas, seus elementos de fixação e seus enfeites, não devem ter partes cortantes ou elementos protuberantes.

Ou seja, por possuírem pontas as capas de porca americanas se enquadram na descrição de elementos protuberantes. E aquelas feitas de alumínio podem ser tornar elementos cortantes quando estão em movimento. Portanto as autuações realizadas pela PRF foram legais e baseadas na legislação.
Já os demais modelos de capa de porca continuam permitidos.

Confira na íntegra a Resolução 426: CLIQUE AQUI


12 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

  1. mas é de plastico e n existe de aluminio e se existisse iria desbalancear a roda alem do mais o suporte de plastico q tem dentro para fixar na porca e bem quebradiço e se n cuidar quebra ao colocalo enta se alguem encostar ali enquanto a roda gira o suporte dela quebra sendo tbm q n é elemento cortante a ponta e um pouquinho arredondada. minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tigo mais esse é o nosso brasil onde ñ podemos deichar nosso equipamento de trabalho mais bonito

      Excluir
    2. Concordo com tigo mais esse é o nosso brasil onde ñ podemos deichar nosso equipamento de trabalho mais bonito

      Excluir
    3. Vocé colocaria o dedo em uma ponta de plastico rodando a 100km/h ? Entao nao coloque em risco a vida de outras pessoas por um simples enfeite.

      Excluir
    4. kkkk, dizem que isso machuca o motoqueiro. cara mas se ele bater no pneu a 90km/h ele não vai machucar? só machuca se tiver a capa de plastico pontuda? aiai brazeel sendo brazeel

      Excluir
    5. Larga disso meu brother, então vc não pode rodar com um altomovel porque quase todos eles já sai da consesionaria com as calotas de acrílicos, é mais perigoso ainda, porque só os motoristas de veículo pesados são perseguidos?

      Excluir
  2. Só acho que se alguém chegar a encostar numa roda em movimento não vai ser uma tampa de porca que vai machucar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se for apenas essa parte que ele esbarrar e provocar a queda por debaixo da roda?

      Excluir
  3. As capa de porca americana. Tem que ser proibida agora as outras que não possuem ponta. Tem que libera
    Várias capa top
    Capa porca belga,boliviana ,dourada.

    ResponderExcluir
  4. As capa de porca americana. Tem que ser proibida agora as outras que não possuem ponta. Tem que libera
    Várias capa top
    Capa porca belga,boliviana ,dourada.

    ResponderExcluir
  5. Indústria de multas, tantas irregularidades existem no CTB, nas estradas (curvas mal projetadas, tracados de vias que matam mais que qualquer acessório) Queria ver um acidente causado por estas tampas. Só assim que me convencem.

    ResponderExcluir
  6. Porque as policias não vão nas lojas apreender as porcas antes de ser vendidos para os caminhoneiros.

    ResponderExcluir
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA