A reportagem tem como foco principal as capas de porcas pontiagudas, conhecidas como capas americanas ou "spike", que realmente são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como mostramos anteriormente aqui no Blog Caminhões e Carretas.
Mas o ponto mais curioso e polêmico da reportagem é que mesmo os modelos tradicionais de capa de porca, sem pontas, também estão sendo proibidos. E os motoristas flagrados utilizando esse tipo também são multados e obrigados a retirarem o acessório do veículo. A reportagem mostra uma operação de fiscalização em São Paulo, durante o vídeo é possível ver que diversos caminhoneiros são parados e autuados, alguns de forma legal devido a presença da capa de porca americana, mas outros de forma indevida, uma vez que a capa de porca tradicional não apresenta pontas e também é feita de material plástico. Veja a reportagem:
Vale ressaltar que todos os caminhões produzidos no país saem de fábrica com protetores de parafusos, alguns em forma de aro e outros em forma de capas de porca, também de material plástico.
Resumindo, podemos notar que á uma interpretação generalizada da legislação e também um forte sensacionalismo em cima do assunto. E mais uma vez os caminhoneiros saem prejudicados por isso.
Queremos saber, qual a sua opinião sobre os modelos de capa de porca?
TEXTO: Lucas Duarte