
A reportagem tem como foco principal as capas de porcas pontiagudas, conhecidas como capas americanas ou "spike", que realmente são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como mostramos anteriormente aqui no Blog Caminhões e Carretas.
Mas o ponto mais curioso e polêmico da reportagem é que mesmo os modelos tradicionais de capa de porca, sem pontas, também estão sendo proibidos. E os motoristas flagrados utilizando esse tipo também são multados e obrigados a retirarem o acessório do veículo. A reportagem mostra uma operação de fiscalização em São Paulo, durante o vídeo é possível ver que diversos caminhoneiros são parados e autuados, alguns de forma legal devido a presença da capa de porca americana, mas outros de forma indevida, uma vez que a capa de porca tradicional não apresenta pontas e também é feita de material plástico. Veja a reportagem:
Vale ressaltar que todos os caminhões produzidos no país saem de fábrica com protetores de parafusos, alguns em forma de aro e outros em forma de capas de porca, também de material plástico.
Resumindo, podemos notar que á uma interpretação generalizada da legislação e também um forte sensacionalismo em cima do assunto. E mais uma vez os caminhoneiros saem prejudicados por isso.
Queremos saber, qual a sua opinião sobre os modelos de capa de porca?
TEXTO: Lucas Duarte
Óbvio que se aproveitam da popularidade do acessório pra fazer dinheiro. Como se um motociclista ao colidir com o veículo já não tem a possibilidade de dilacerar a perna. Chegam a ser ridículos esses argumentos.
ResponderExcluirSe as capas do modelo americanas "as pontudas" pode prejudicar o motociclista supondo sendo que a roda tendo ou não as capas se o motoqueiro chega o ponto de encostar na roda o caminhão já passou por cima dele!! Agora falando que a capa passa do tamanho ai é mentira se fosse assim o rodoar seria proibido também porque o sinemático fica mais pra fora do que a porca do parafuso da roda , Eu falo isso pq sou motociclista e filho de caminhoneiro, REDE RECORD LIXOOOO
ResponderExcluircomo sempre o caminhao e o grande vilao a midia deveria se preocupar em mostrar as informaçoes verdadeiras aos brasileiros record , globo bandeirantes hoje sao verdadeiras tranqueiras que so servem para leva a desinformaçao a sociedade
ResponderExcluire os caminhoes que possuem rodoar é bem pior seus burros da tv.
ResponderExcluirproíbe mesmo pegar na perna de um motoqueiro arranca fora
ResponderExcluirproíbe mesmo pegar na perna de um motoqueiro arranca fora
ResponderExcluirTem que arrancar fora n... tem que enfiar no c# de quem fala merda
ExcluirPois e otarios igual ap ricardo alves godinho nao sabe nem o que fala primeiro o que essas porras de moto tem que andar em corredor se e proibido? Devia fiscalizar isso e nao caminhao esse pais e uma puta palhacada o transporte que movimenta esta bosta e criticado, esculachado e so robalheira depois nao adianta faZer bostas de manifestacao se os ladrao esta dentro de sua grande maioria da populacao
ResponderExcluirÉ verdade não sei oque os motoqueiros vão fazer embaixo dos caminhões no trânsito eles são mecânicos ah me poupe não acharam nada para roubar os caminhoneiros inventam cada merda
ExcluirEsses retardados da record não sabem de porra nenhuma e fica falando bosta....se a gente reparar a record é o canal que mais fala sobre os caminhoneiros, e fala contra. Será possivel que ninguém se tocou que mesmo sem a capa a propria porca ou o eixo dela pode machucar alguém??? esse povo não tem mais onde roubar e fica preocupando com coisas insignificantes.
ResponderExcluirCorrer atrás de ladrões de caminhões não vão, tão pouco tapar buracos onde muitas vidas são seifadas também não vão! Agora multar por causa de uma capinha de plástico aí vão! Faz favor viu primeiro dê segurança e estradas descente para depois exigir algo...
ResponderExcluirEss país faz vergonha
Dirijo caminhão e também sou motoqueiro, e na minha humilde opinião essas capas pontiagudas não deveriam nem ser fabricadas, esquece os motoqueiros, imagine um caminhão desses estacionado em uma rua com crianças, uma tropeça e bate a testa, o que iria acontecer?
ResponderExcluirIsso pode acontecer com qualquer pessoa, quem nunca tropeçou na vida, ainda mais se tratando de brasil com esses passeios todos irregulares.