As vendas de implementos rodoviários caíram 31% de janeiro a julho deste ano. Foram 37,4 mil unidades novas emplacadas no período, ante 54,3 mil do mesmo período do ano passado.
Mas os dados da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) indicam que a retração está se estabilizando, já que os números de julho se mantiveram estáveis com relação a junho. No semestre, a redução foi de 30% na comparação com janeiro a junho de 2015. "Acredito que chegamos a um ponto de inflexão na curva de queda", avalia Alcides Braga, presidente da Anfir. "Diante dos sinais de volta da confiança na economia, poderemos observar, nos próximos meses, um início de recuperação", completa.
No segmento pesado (reboque e semirreboque), a indústria entregou 14,7 mil produtos ante 17,6 mil unidades de janeiro a julho de 2015, registrando retração de 16,9%. No setor leve (carroceria sobre chassis), as empresas entregaram 22,7 mil unidades contra 36,6 mil produtos no mesmo período de 2015. Isso representa variação negativa de 37,99%.
FONTE: CNT