O primeiro “feriadão” nacional de 2017 começa neste fim de semana e, nessa época, muitos brasileiros se preparam para pegar as rodovias e curtir os dias de folia com a família e os amigos. O aumento do fluxo nas estradas exige atenção e cuidados redobrados.
De acordo com Gesieli Leandro, coordenadora de Segurança do Trabalho da Transpanorama, transportadora integrante do Grupo G10, os motoristas profissionais precisam ter atenção redobrada nas rodovias nessa época, pois eles também são responsáveis pelos veículos menores. “O maior cuida do menor. Mesmo um motorista consciente, com vários cursos e anos de estrada, não consegue parar um caminhão carregado de uma hora para outra. É preciso manter uma distância segura, respeitar os limites de velocidade e estar atento”.
Além disso, o motorista precisa se manter indiferente às distrações que são lhe apresentadas no trajeto. A psicóloga Mariana Oliveira explica que “numa velocidade de 75 KM/h, por exemplo, cinco segundos de distração equivalem a cem metros percorridos sem saber para onde está indo”. Músicas em volume alto, conversas paralelas (principalmente quando há desentendimento e apelo emocional), problemas familiares/financeiros e uso do celular ao volante são alguns dos fatores que provocam as distrações. As ligações telefônicas no viva voz também são perigosas e afetam 40% da atenção que precisa ser dedicada à direção.
FONTE: G10