Em meio a grande folia de carnaval que tomou conta do Brasil, a Petrobras anunciou na última sexta-feira (24) uma nova redução no preço do óleo diesel. A revisão de preços faz parte da política de preços adotada pela empresa no fim do ano passado.
Em nota oficial, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 4,8% em média. O valor já está sendo aplicado desde ás 0h do último sábado (25).
Segundo a empresa, a valorização do real desde a última revisão de preços, pela redução no valor dos fretes marítimos e ajustes na nossa competitividade no mercado interno, influenciou diretamente na redução de preço anunciada.
Sobre o preço do combustível nas bombas, a Petrobras destacou que se o reajuste for repassado de forma integral, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final o valor do diesel pode cair 3% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média. A decisão de redução ou não dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.
Gasolina
O preço da gasolina nas refinarias também está incluído na nova política de preços da Petrobras. Segundo a empresa, o preço do combustível também foi reduzido em 5,4% desde o último sábado (25). Se repassado ao consumidor de forma integral, a gasolina terá uma redução de 2,3% ou R$ 0,09 por litro.
TEXTO: Lucas Duarte