O maior caminhão articulado da Volvo já está sendo comercializado no Brasil. Com capacidade para 55 toneladas métricas de carga, a maior já oferecida neste tipo de máquina, o A60H é a última geração de caminhões articulados, um conceito inventado e desenvolvido pela Volvo. “O Brasil recebe agora o que há de mais avançado nesta área. É um equipamento configurado para grandes obras e alta produtividade”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.
O novo articulado oferece produção contínua e grande confiabilidade graças a sua grande capacidade de carga e ao seu potente motor de 16 litros e 663cv. Sua performance é fruto também de uma série de outros atributos tecnológicos que o fazem a melhor opção para trabalhos de transporte em operações de escavação massiva. “Ele vai aonde nenhum outro vai”, afirma Massami Murakami, diretor de suporte a vendas da Volvo CE LA, referindo-se à grande robustez do A60H, que trabalha com grande produtividade em condições adversas, em terrenos lamacentos, sob chuva, em topografias acidentadas em todas as estações do ano.
Com acesso fácil para todos os pontos de manutenção e amparado pela grande rede de distribuidores Volvo estrategicamente espalhada por todo o País, o maior articulado da marca foi projetado para atuar em minerações, pedreiras, grandes operações de terraplenagem e obras de infraestrutura. “Sua qualidade, confiabilidade e durabilidade o transformam na principal escolha para empresas do setor”, diz Gilson Capato, diretor comercial da Volvo no Brasil. Com freios a disco úmido em todas as rodas, a nova máquina foi desenvolvida também com um chassi dianteiro e traseiro voltado para serviços pesados.
Ele vem equipado de série com os dispositivos inteligentes da Volvo para ainda mais sua performance: o CareTrack, o sistema de telemática do segmento mais avançado da América Latina: o OBW (On Board Weighing), um dispositivo de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho; e o Matris, outro sistema da marca que fornece informações importantes para gestão, monitoramento e diagnóstico da máquina. “Aliado a uma enorme variedade de contratos de suporte ao cliente, tudo isso resulta numa produção otimizada e menos custos operacionais”, diz Alexandre Flatschart, diretor de Customer Solutions da Volvo CE LA.
O A60H pode transportar mais toneladas por hora e tem uma carga útil maior para aplicações pesadas, oferecendo até 40% mais produtividade do que o modelo abaixo. Com um sistema de transmissão de acionamento automático e bloqueios de diferencial 100%, suspensão Bogie para qualquer terreno, direção hidromecânica e suspensão ativa, ele é uma das mais inovadoras máquinas criadas pela marca.
“O A60H otimiza também o conforto e a segurança do operador”, destaca Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE LA. O assento posicionado no centro da cabine, baixos níveis de ruído, controle da refrigeração e grande espaço e ampla área envidraçada contribuem decisivamente para reduzir a fadiga do condutor, ajudando também no aumento da produtividade nos canteiros de obras.
FONTE: Volvo