Na última terça-feira (11) a Scania deu início as comemorações de 60 anos de atuação da marca no Brasil. Durante a coletiva de imprensa realizada na fábrica localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, a montadora anunciou um aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado brasileiro.
O programa de investimento da montadora sueca teve início no ano passado e vai até 2020, com recursos que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessionárias.
Segundo a montadora, os investimentos programados asseguram a continuidade da evolução tecnológica da unidade brasileira, reforçando a estratégia de manter o Brasil como um espelho da Suécia. “Continuamos investindo no que há de melhor em tecnologia do setor automotivo, e isso reforça o compromisso com o País e com um sistema de transporte sustentável”, comentou Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.
A Scania destacou ainda que a planta brasileira se transformou em uma plataforma de exportação. “É a partir dela que abastecemos hoje cerca de 30 mercados da América Latina, do Oriente Médio, da África e da Ásia”, explica Rogério. “Direcionar o volume para outros países foi uma das estratégias que usamos para atravessar o período de crise na economia." O diretor revelou ainda que a fábrica brasileira já está atualizada e pronta para a produção de motores com tecnologia Euro 6.
Mantendo o padrão de excelência global, a fábrica de São Bernardo do Campo passou a contar recentemente com um laboratório responsável por desenvolver, testar e certificar motores. A nova área de pesquisa, que demandou investimento de R$ 40 milhões, é a primeira da empresa fora da Suécia.
Por fim Rogério Rezende destacou que a visão de longo prazo foi a grande responsável por garantir os contínuos investimentos e construir a história da Scania ao longo dos sessenta anos no Brasil. “Nossa história reflete
o investimento que fizemos para ter um parque industrial de ponta com
tecnologia avançada e uma marca sólida, superando obstáculos e evoluindo com nossos
produtos e serviços e, sobretudo, investindo em pessoas e em relações – bases
do nosso negócio”, finalizou.
TEXTO: Lucas Duarte