O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou nessa segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 667, que estabelece um série de características e especificações técnicas para os sistemas de sinalização e iluminação de automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados.
Dentre as mudanças promovidas pela nova Resolução, destaca-se, o limite de instalação e funcionamento simultâneo de no máximo 8 (oito) faróis, independentemente de suas finalidades. Fica proibido ainda a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos, como por exemplo, máscara negra, verniz vitral e insulfilm nas lentes.
A Resolução nº 667 proíbe ainda a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante, ou seja, a substituição de lâmpadas halógenas por lâmpadas de LED não será permitida.
O texto da Resolução determina ainda que a identificação, localização e forma correta de utilização dos dispositivos luminosos deverão constar no manual dos veículos novos.
Segundo o Artigo 11, a Resolução nº 667 revogará a partir de 1º de janeiro de 2023 as resoluções as Resoluções CONTRAN nº 227, de 9 de fevereiro de 2007, nº 294, de 17 de outubro de 2008, nº 383, de 2 de junho de 2011, e nº 436, de 20 de fevereiro de 2013, e o Anexo B da Resolução CONTRAN nº 561, de 15 de outubro de 2015.
A Resolução nº 667 está em vigor desde a data de publicação, porém segundo o Artigo 12 os efeitos da mesma entrarão em vigor somente a partir de 1º de janeiro de 2021.
Confira na íntegra a Resolução nº 667: CLIQUE AQUI
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas
Mais uma vez vejo mudança na legislação questionável. A Philips, vi matéria num site, lançou linha de lâmpadas inclusive para o segmento de caminhões tendo a tecnologia LED.
ResponderExcluirSão lâmpadas construídas para ter mais durabilidade, melhor iluminação, menor consumo de energia, e, claro, para serem vendidas precisam ser homologadas. Se são homologadas, sabe-se que elas podem substituir sem prejuízo a segurança lâmpadas comuns de fábrica.
Não se trata de um sistema mais sofisticado de LEDs, como no passado proibiram e neste caso acho correto,o xenon que não seja de fábrica, pois precisam trabalhar em conjunto com os projetores, interferem mais na elétrica do veículo e exigem controle de facho de fábrica.
Mais uma vez ao invés de ajudar a nova lei irá atrapalhar como legislação anterior dizia que não poderia ter bulbo pintado, mas as lâmpadas mais eficientes de fabricantes conhecidos e obtiveram homologação para venda comprovando não ter problemas de segurança tinham tal técnica.
Aí, quando alguém coloca lâmpadas halógenas de marcas duvidosas que tem potência acima do permitido para terem alto brilho, vão achar ruim. Por uma tecnologia mais moderna feita para substituir modelos antigos quando a construção for nessa forma sem prejuízo para outros, não aceitam. Contudo, também não fiscalizam como deveriam os que transitam com faróis desajustados e com lâmpadas mais potentes.
Excelente comentário!
ExcluirGostei da tua resposta... meu irmão também me deu a mesma resposta técnica. A
ExcluirTambém puder quem sabe...sabe não é
Não ganharam propina por isso não foi aprovada as novas lampadas. O povo brasileira é igual caximbo só leva fumo.pqp
ExcluirA força do lobyy.
ExcluirAté qdo srs deputados vc agirao de acordo com seu intre$$es?
Mais uma palhaçada pra aplicar multa e fuder o brasileiro ...
ResponderExcluirPAÍS MAIS LIXO DO MUNDO VERGONHA DE SER BRASILEIRO
VA PRA COREIA DO NORTE
ExcluirA não ferra vai... O país nosso está uma porcaria, esse contran inventa coisa todo mês, vai voltar extintor, kit médico, farol baixo.... Depois tira tudo, só tem palhaço msm
ExcluirLadrões do DETRAN patrocinados por lobistas tipo KIT PRIMEIROS SOCORROS, CADEIRINHA, EXTINTOR e agora LED daqui a pouco proibirão até mesmo instalar um radio para ouvir musica no carro e quem sabe até mesmo trocar qualquer fazer a manutenção do carro ja que as peças não serão originais do carro ah FALA SÉRIO VÃO SE FUDER
ExcluirO problema nao nem o detran (eu pago os r$147 de boa) mas pagar também o inmInme r$500 aí é osso ...liguei hoje e descobri esse comédia
ExcluirColoca-se uns técnicos de merda para fazer leis incoerentes e um bando de indicados políticos incompetentes para aprovar. Isso é Brasil!
ResponderExcluirAposto que nem ouviram tecnicos e sim "especialistas" q não são especialistas em nada, eles querem que volte a colocar velas dentro dos faróis
ExcluirVai pra Venezuela.
ExcluirComo sempre a indústria da multa Armando uma nova pra cima de quem trabalha pra arrancar dinheiro do povo até quando ???
ResponderExcluirVerdade pois a lâmpada normal não estão suportando esse tempo todo ligada e queima rápido dai ele te multa pois seu farol estará apagado e a de led não ela não queima fácil como irão multa, são todos um bando de vagabundos pilantras e so pra ferrar com as pessoas trabalhadoras desse pais.
ExcluirTá certo país lixo de bosta só não vou para Coreia pq sua Irma não vai estar lá e pq não tenho como
ResponderExcluirao invés d se preocuparem com os políticos corrupitos bandido e outras coisas q eu não vou citar ficam inventando leis absurdas para tirar o dinheiro do povo trabalhador Brasil um pais lixo d leis absurdas odeio dizer q o Brasil e o meu pais
ResponderExcluirVai pra Coréia do Norte
ExcluirE você unknown vai para puta que te pariu
ExcluirO fato de a Coreia do Norte ser um pais que abusa dos direitos de sua população não isenta nem torna nosso pais perfeito, e não justifica a canalhice do nosso governo e órgãos reguladores. Querer justificar nossos erros apontando os erros dos outros não é valido. Você esta sendo abusado e defendendo o abusador, manezão.
ExcluirÉ MEU caminhão que é baú é traseira e toda de Leds na cor Vermelha que é mais segurança; imagino com chuva e com serração uma lisinha fraca e bem mais difícil de enxergar. É pra Caba.
ResponderExcluirBrasil, Desordem e regresso.
ResponderExcluirVai pra Rússia
Excluirvai vc e leva sua mãe junto, safado
ExcluirO Brasil como sempre anda na contra mão da tecnologia, pôs as lâmpadas como as de LED, tem uma tecnologia superior em todos os aspectos da aquelas halógenas super ultrapassadas.
ResponderExcluirsomente sera implementada em 2021, ou se os homi não ir com a cara do boy vai da uma canetada?
ResponderExcluirMeu carro e minha moto tudo tem xebon e led e super branca e vou continuar usando se foda ... na moto na baixa é xenon e na alta amarela ... ver a policia só mudar ... no carro nos milha é xenon e em cima tudo super branca ... na ré e na placa sao led .. e vai continuar tudo assim se foda essa porra de lei no pais de bosta ...
ResponderExcluirOw seu mocoronga vc leu a reportagem...e não viúva é pra caminhões e não pra carro..
ExcluirPara de ser dodoizinho e vai procurar o que fazer...
Vale para carros tb... mas xenon não pode faz muito tempo
ExcluirEsse CONTRAN e um atraso para a sociedade brasileira.
ResponderExcluirPessoal me tirem uma dúvida essa lei já esta valendo para os carros q tem super led
ResponderExcluirA Resolução nº 667 proíbe ainda a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja origina...
ExcluirVocê leu a matéria?
Art. 12. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação,
Excluirproduzindo seus efeitos em 1º de janeiro de 2021, sendo
facultado antecipar sua adoção total ou parcial, ficando convalidadas,
até a data de sua publicação, as características dos veículos fabricados
de acordo com a Resolução CONTRAN nº 227, de 9 de fevereiro de
2007, e suas alterações.
Estou na duvida, a resolução esta em vigencia porem só vai produzir efeitos em 1º de janeiro de 2021. Caso eu seja parado em uma blitz ou por alguma viatura o agente pode me multar por estar usando leds nos farois?
ExcluirTambém me pergunto da mesma forma, meu carro só tem leds normal e farol alto/baixo e milhas estão original queria saber se um dia for parado em uma blitz posso ser multado?
ExcluirEsses orgãos que regulamentam isso no Brasil, são lixo, bando de incompetentes, ignorantes e corruptos, atendem o interesse de grandes empresas para lucrarem com propina, isso é fato. Nao há estudos técnicos, testes, padrões, atualizações, nada...É so lembrar do caso do Kit de primeiros socorros, extintor, farol ligado durante o dia, uso de DLR...nao tem credibilidade, tudo igual CONTRAN, DETRAN, ANAEL, ANATEL, tudo fabrica de propina....
ResponderExcluirE vergonhoso ver o brasil retroceder de novo por causa desse tal contran deveria ser investigado isso ai vir acho que e uma lei para beneficiar alguém ou alguma fabrica viu os caminhões estevão pegando fogo por andar com farol ligado ai sim mais uma duvida muitos pegaram fogo parados em trânsito i ai quem paga a conta ne sempre o proprietário que paga um rio de impostos pra nada ai vem uma lei que muda tudo so pra render autuaçao
ResponderExcluirOlá, tenho uma duvida quanto a isso. Estou usando lampadas de LED nos farois do meu carro e ele esta legalizado com essas lampadas, constando no documento "Legalizado iluminação branca". Nesse caso eu vou perder isso? Terei que voltar a usar as lampadas amarelas? Ou como esta legalizado nao vou precisar mudar nada e vou poder continuar com os LEDs? Tenho essa duvida pois antigamente foi proibida a utilização do xenon (apenas para os que ja vinham de fabrica com o sistema de regulagem), mas o pessoal que tinha legalizado o xenon no carro pode rodar normal ate hoje usando o xenon... Se alguem puder me tirar essa duvida fico agradecido!
ResponderExcluirGalera... mete o xenon e vai ser feliz
ResponderExcluirVou meter um xenon na minha piroca pra iluminar certinho o seu furiculo peludinho 😘
ExcluirEsse País de merda desde de andar pra frente, agora esta regredindo !! Daqui a pouco os faróis serão à lampião com querosene. O País cheio de problemas e uns "estudados" colocando a Nação para o passado. Eita "Paisinho" esculhambado
ResponderExcluirNa Inglaterra vem uma Empresa e solicita para um órgão regulador a edição de norma que lhe proteja e favoreça a manter seus produtos para o consumo, sem nenhuma contrapartida ao órgão, né. Aqui no Brasil é diferente, é claro.
ResponderExcluirestavam vendendo poucas lampadas,
ResponderExcluiras led não queimam !!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObservei que o S 5°, do ART. 2°, proíbe a mudança de lâmpadas:
ResponderExcluir§ 5º É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.
No entanto, o artigo. 6° autoriza a substituição por novas tecnologias, desde que certificados:
Art. 6º Serão aceitas inovações tecnológicas, ainda que não contempladas nos requisitos estabelecidos nesta Resolução, desde que sua eficácia seja comprovada através de certificação ou legislação internacional reconhecidas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.
Como devemos interpretar essa contradição: podemos ou não utilizar novas tecnologias: led, super brancas...
Nota-se, mais uma vez a incapacidade técnica do CONTRAN, já que se contradiz. Além de proibir acessórios que garantem maior segurança, já que as lâmpadas halógenas não atingem, sequer, o facho de luz de 100mts exigido.
Então basta ir ao Imetro certificar, pagar o darf e fazer o pedido de registro da observação ao Detran local, correto?
ExcluirIncapacidade técnica e desrespeito com o meio ambiente, pois é comprovado que as lâmpadas de led além de durarem mais, serem mais econômicas, causam menos impacto no meio ambiente, ao invés de se preocuparem com a falta de sinalização, e falta de iluminação nessas rodovias e até mesmo dentro das cidades, arrumam mais coisas para assaltar o povo trabalhador, mas o que podemos esperar de um governo corrupto?
ResponderExcluirEssa lei só entrara em vigor em 2021 então ainda posso usá-las as leds?
ResponderExcluirIsso é uma vergonha para esse país que ninguém pode colocar o que quiser ou fazer o que quiser no seu próprio veículo mais que porta de democracia e liberdade e essa, tá certo sou totalmente contra aos exageros mais pó lâmpada de led xenon fala sério esse viver no só quer arrecadar e mandar no que é nosso.
ResponderExcluirindicações políticas para cargos que exigem técnicos.
ResponderExcluirisso é Brasil
Boa noite! Acabei(02/08/2017) de ser multado - pela PRF - por está com lampadas super led no farol de neblina. Minha pergunta é: Já está valendo essa resolução ou somente a partir de 2021?
ResponderExcluirem vez de ficar aqui reclamando, entre no site do CONTRAN e mostre sua indignação pelo canal correto.
ResponderExcluirAxo isso uma palhaçada tudo que se trada para melhorar mesmo com todos os impostos absurdos que pagamos nos mostra que nao somos donos nem do que ja é nosso. Deve existir alguem de dentro que tenha uma parre em alguma fabrica de lampadas analógica. Para mim isso se chama mais uma vez de corrupção roubo, estamos pagando sempre e sempre agora vem os fdp nos aplicar multas.so axo.
ResponderExcluirTá, mas porque faz a resolução, publica no diário oficial da união, e a mesma só vai valer a partir de janeiro de 2021? Que palhaçada é essa? Se criou a resolução, faz entrar em vigor logo, antes que mude, sem ter entrado em vigor. Hahaha, criar uma coisa, para valer daqui a uns 3 anos.
ResponderExcluirCom tanta coisa mais importante pra se preocupar,criam leis inuteis pra prejudicar o mercado e o cidadao de bem
ResponderExcluirTudo um bando de filho da puta esses político país de merda esse
ResponderExcluirBobo é quem acha que tem carro nesse país... É tudo do governo, ele não quer que coloca LED então acabou... E se desobedecer vai sentir no bolso !
ResponderExcluirHá algum grupo ou categoria mobilizada contra essa resolução? Senão há, penso que pelo menos os caminhoneiros poderiam tentar algo - visto que por transitarem dia e noite seriam os maiores beneficiados pela iluminação LED, tanto em faróis quanto em lanternas.
ResponderExcluirMas se por um acaso o veículo for legalizado, Iluminação nao pode deixar super branca?
ResponderExcluir