RER Parts

As fases do sono do motorista

No transporte rodoviário de cargas, o sono dos condutores ainda provoca muitos acidentes. O motorista dorme na direção e o veículo deriva para um dos lados provocando colisão com outros veículos ou a sua saída da pista. Neste caso as características são quase sempre as mesmas: o veículo deriva lentamente para a lateral da rodovia, cai no acostamento e sai da pista (sem deixar marca de frenagem). O motorista acorda, se assusta, puxa o volante e o tombamento acontece.
Exames médicos para identificação dos distúrbios do sono são ferramentas eficientes na prevenção. No entanto, sozinho na cabine e enquanto não temos na frota tecnologia para detectar o início das fases do sono, temos que contar com o "autodiagnóstico" pelo condutor.
Por isso, nos nossos treinamentos de Prevenção de Acidentes, mostramos as 5 fases do sono no volante:

1ª. Fase: O condutor começa a bocejar e as piscadas ficam mais demoradas (mais lentas para abrir: as pálpebras ficam mais “pesadas").

2ª. Fase: O condutor começa a mudar de posição no banco: escorrega para um lado, para outro, mexe com a perna, tira o sapato, põe o pé no painel, etc.
3ª. Fase: Põe a mão na nuca, na cabeça, na testa, coça a orelha, o nariz. Aperta os olhos com os dedos.

4ª. Fase: “Ajeita” o banco. Muda o encosto do banco de posição. Se estiver reclinado deixa de pé. Se estiver de pé, deixa reclinado. Caminhoneiro tem uma posição "clássica": passa a dirigir debruçado sobre o volante. Achando que está em busca de uma posição confortável para dirigir, o cérebro busca uma posição confortável para dormir.

5ª. Fase: Já suficientemente relaxado, o cérebro "apaga" (“puxa o cérebro da tomada”). E poucos segundos nessa condição são suficientes para um grave acidente.

Por isso: se o condutor perceber que está na 1ª fase do sono, deve parar em local seguro. Tomar água ou café, ir ao banheiro, andar um pouco, etc.
Ao voltar a dirigir, se o sono voltar, deve simplesmente estacionar em local seguro e DORMIR! Se insistir em dirigir com sono, poderá se envolver em um acidente grave.
A diferença a partir desse treinamento é que o conhecimento liberta: aumenta o nível de consciência. Toda vez que o motorista de caminhão ou automóvel iniciar essas fases do sono enquanto dirige, lembrará do treinamento e terá chance de evitar uma tragédia.
ARTIGO: Eng. Rubem Penteado de Melo, MSc.

 Receba por Email

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA