Os novos caminhões leves Volkswagen Delivery acabam de desembarcar no Chile. É o quarto país a receber a novidade apenas seis meses após seu lançamento: a família de veículos já é vendida no Brasil, México e Argentina. Os primeiros modelos a chegar nas concessionárias chilenas são os caminhões VW Delivery 9.170 e 11.180, fabricados em Resende (RJ).
A estreia celebra ainda o marco histórico de 20 mil veículos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus exportados para o Chile, segundo maior mercado da empresa em volume histórico de exportações, atrás apenas da Argentina.
“O mercado chileno exige o que há de mais moderno em tecnologia no transporte. E agora, com a estreia da nova família Delivery, ampliaremos o portfólio, sempre trabalhando em conjunto com a rede para oferecer produtos altamente competitivos e com excelência no pós-vendas”, destaca Marcos Forgioni, vice-presidente de Vendas & Marketing – Mercados Internacionais.
A empresa é representada pela Porsche Chile e tem motivos de sobra para comemorar os resultados naquele mercado. Em 2017, as vendas locais de caminhões Volkswagen e cavalos mecânicos MAN avançaram mais de 40% na comparação com o ano anterior, passando de 805 para 1.146 unidades. Graças ao crescimento, a empresa subiu duas posições para cada marca no ranking de vendas e fechou o ano como a terceira maior em vendas de caminhões naquele país.
A operação sediada na capital Santiago segue em pleno avanço para implementação de seu plano estratégico e fortalecimento de sua rede autorizada. Em 2016 a Porsche Chile inaugurou três casas e no ano passado mais três concessionárias abriram as portas, somando onze pontos de vendas e atendimento.
Forte presença no segmento chileno de bebidas
Um dos grandes destaques da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Chile é no segmento de transporte de bebidas. Recentes entregas a tradicionais clientes totalizam 200 veículos dos modelos VW Delivery 8.160 e 10.160, e também VW Constellation 17.280 e 24.280.
Os veículos circulam nas grandes cidades em todo o país, com destaque para a região central de Santiago, capital chilena.
Força da internacionalização
A Volkswagen Caminhões e Ônibus conseguiu superar o contexto adverso de mercado graças à recuperação das vendas brasileiras e da ampliação dos negócios de exportação. A montadora mais que dobrou seus embarques internacionais no acumulado de janeiro e fevereiro de 2018 versus 2017, alcançando o melhor bimestre de sua história, com 1.893 unidades.
A marca hoje é parte da Volkswagen Truck & Bus GmbH sediada em Braunschweig, na Alemanha, e tem seu CEO Roberto Cortes como um dos membros do Board do grupo. Com fábricas e joint-ventures na América Latina e África, tem mais de 300 pontos de venda, e um histórico de mais de 140 mil unidades exportadas a mais de 30 países.
Uma nova geração no transporte urbano de cargas
A nova família Delivery chega para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves. Desenvolvido e produzido na América Latina, o lançamento já atende a padrões internacionais para os mercados mais exigentes. Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.
Pronto para manobras difíceis na cidade
Dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de caminhão: eis o segredo do Novo Delivery, sob medida para a operação nas cidades. Ao entrar no caminhão o motorista já poderá sentir que o modelo é feito sob medida, volante de múltiplas regulagens e menor diâmetro. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia de carro de passeio.
A manobrabilidade também se destaca como a melhor do mercado na categoria, graças ao maior ângulo de esterçamento e ganho na capacidade de realizar as manobras em vias estreitas.
Economia e potência superiores
As demandas dos clientes se realizam também na motorização da nova família, com calibrações para economia de combustível e Arla 32, além de desempenho superior. No painel, o modo de condução econômica é outra novidade da nova família Delivery: o motorista pode acompanhar as indicações sobre os momentos ideais de troca de marcha, o que preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redução no consumo de combustível.
Seu design foi modernizado para uma redução de, no mínimo, 10% no peso. Isso se reflete em mais capacidade de carga. Com esta e outras melhorias em suspensão, freios e eixos, os modelos da linha podem transportar ao menos 400 kg a mais do que seus antecessores.
Conheça os modelos:
Delivery 9.170 – Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido com os mais inovadores materiais e o resultado é um modelo altamente sustentável, com redução de peso no sistema powertrain da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga. Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência. A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades, e o modelo contará ainda com transmissão automatizada.
Delivery 11.180 - Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria. É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106. O modelo contará ainda com transmissão automatizada.
FONTE: MAN Latin América