Na tarde de sábado (21), na BR 101 em Paulo Lopes, Santa Catarina, policiais rodoviários federais detiveram um motorista de transporte de cargas portando três cartelas de medicamentos derivados da anfetamina, usados para inibir o sono e aumentar o tempo de direção, popularmente conhecido como rebite.
A equipe PRF realizava ronda quando presenciou um caminhão VW/30.330 realizando manobras perigosas sobre a rodovia. Os agentes abordaram o veículo e questionaram o motivo das manobras ao condutor, que aparentava bastante alterado e nervoso. Diante das respostas evasivas, os policiais vistoriaram a cabine e encontraram 24 comprimidos de medicamentos. O motorista confirmou que eram rebites, mas alegou que não estava usando. Ele responderá a um Termo Circunstanciado por porte de droga para consumo.
A droga estimula o sistema nervoso central, reduzindo o sono e o apetite, mas prejudica os reflexos, refletindo diretamente na eficiência da dirigibilidade. O excesso ou a cessação brusca dos efeitos também podem provocar apagões do usuário.
FONTE: PRF