Sucesso entre as décadas de 40 e 70, os icônicos caminhões FNM (Fábrica Nacional de Motores) deixaram sua marca na história do transporte rodoviário de cargas brasileiro.
No período em que foram produzidos e comercializados no país, os modelos tiveram diferentes fornecedores, dentre eles a fabricante italiana Alfa Romeo que, na década de 50 era a principal inspiração dos modelos fabricados no Brasil. Já na década de 60, mais precisamente em 1968, a marca italiana adquiriu a fábrica e as operações da FNM no Brasil, figurando-se como uma das das primeiras privatizações do país e produzindo caminhões até meados de 1979.
Mas e hoje? Se a Alfa Romeo, conhecida pelos carros de luxo fabricados atualmente, voltasse a fabricar caminhões, como seriam? Caberia ainda uma nova derivação e ressurgimento dos modelos FNM?
Infelizmente são perguntas que no momento não possuem respostas concretas, mas que podem alimentar a imaginação e a criatividade de entusiastas, transportadores e até designers, como aconteceu nesta semana na Coréia do Sul, mais precisamente na capital do país oriental, Seul.
Inspirado no design único, exótico e luxuoso dos atuais carros produzidos pela Alfa Romeo, o coreano Taekang Lee, divulgou nesta semana uma série de imagens que projetam como seriam os caminhões da Alfa Romeo, caso a marca italiana voltasse a investir e a apostar no segmento de pesados.
O grande destaque fica por conta do design futurístico que incorpora por toda a dianteira do modelo a icônica grade Scudetto dos modelos Alfa Romeo, além de detalhes nas grades inferiores e nos faróis que remetem ao Stelvio, SUV produzido pela marca italiana atualmente.
Complementam o projeto, linhas arrendondadas e modernas que partem da dianteira do modelo e se prolongam por toda a lateral, incluindo os vidros laterais, para-lamas e que dão origem a um teto que à primeira vista demonstra-se extremamente aerodinâmico. A lateral do projeto é complementada ainda pelo icônico Quadrifoglio Verde (trevo de 4 folhas), o amuleto da sorte da Alfa Romeo.
Apesar de ser apenas uma projeção, o modelo aguça bastante a criatividade e os sonhos de muitos, principalmente daqueles que são apaixonados por veículos, sejam eles carros, caminhões ou ambos. Confira abaixo mais detalhes do projeto e nos diga, o modelo teria espaço no atual mercado de caminhões brasileiro e europeu?
TEXTO: Lucas Duarte
FOTOS: Behance - Taekang Lee
Caminhões e Carretas
Apesar de ser apenas uma projeção, o modelo aguça bastante a criatividade e os sonhos de muitos, principalmente daqueles que são apaixonados por veículos, sejam eles carros, caminhões ou ambos. Confira abaixo mais detalhes do projeto e nos diga, o modelo teria espaço no atual mercado de caminhões brasileiro e europeu?
TEXTO: Lucas Duarte
FOTOS: Behance - Taekang Lee
Caminhões e Carretas
coloca nele um bom motor acima de 500CV e nao tem como fracasar !!
ResponderExcluirFicou lindo o desenho,tem que ter um bom Motor,com uma grande transmissão.
ResponderExcluirQue bom seria se a Alfa Romeu investisse nessa odeia, aquele que foi rei nunca perde a majestade.
ResponderExcluirTive um D11 e um 210 caminhão bom,comecei com ele
ResponderExcluirSeria bom vem brasil
ResponderExcluirMuito bonito
ResponderExcluirCaminhao d verdade
ResponderExcluirSeria bom se fosse verdade, trabalhei einicei com o Fnm 55 D9.500 , e todos os Fnm,s D.11.000 e 180 e 210. , Tive dois Fnm um 59 e outro 63. !
ResponderExcluirUm sonho ,talvez vire realidade um motor robusto e uma transmissão de dar inveja ai sim e o que os apaixonados por veículos pesados como eu espero mais este presente para os brasileiros FNM CONTE CONOSCO GRANDE ABRAÇO.
ResponderExcluirlindo demais tem que voltar mesmo
ResponderExcluirFicou muito bonito se colocar um motor Caterpillar e uma transmissão boa com opção de câmbio manual D+ !!
ResponderExcluirFicou muito bonito show
ResponderExcluirTomara que torne realidade bah.
ResponderExcluirImaImaginem FNM (ALFA ROMEU )
A vouta será um grande susseço muito bom
ResponderExcluirse por o motor Cummins nta855 com 535hp fica bom ou o kta19 com625hp
ResponderExcluirMorreu feio, e vai voltar horrível.
ResponderExcluirTa mais pra um emblema com rodas do que pra um caminhão que pretende triunfar em um mercado altamente competitivo.
Erram feio nesse designer....
Amigo um FNM é um caminha tanque de queria kkk avaliando seu comportamento e msg meiga querendo que um FNM que pula lavoura! É,pula lavoura vc já viu um caminhão atravessando por dentro de uma lavoura?
ExcluirPois é o FNM atravessava a lavoura o dia inteiro sem quebrar e saia da lavoura carregado sempre atravessando taipa enquanto os outros tinham que pegar a estrada,FNM não e um caminha querido amigo meigo deinternet, FNM é um tanque de guerra e não um caminhãozinho com um simples computador de bordo.
O comentário de cima parece algo , só pra desencorajar o projeto,
ResponderExcluirque ficou um máximo só devem acertar a sincronia perfeita entre motor e transmissão a sugestão do Cummins NTA 855 c/ 535 Hp , show de bola...
Maravilha , a fnm era sinônimo de força , aquelas alavancas de trocar marcha , mas velocidade nao era o forte dos cara chata
ResponderExcluirDiferenciando cambio dos antigos,fica ótimo.
ResponderExcluirNem deus agradou a todos dira um chofe mau informado e mau formado fico um luxo de caminhao que pena que e so uma ilustracao
ResponderExcluirFicou lindo esse projeto parabens
ResponderExcluirProjetos como este são sempre um gde estimulo a criatividade... Que venham fazer parte do nossa mercado... Boa sorte seu Alfa Romeu...:-)
ResponderExcluirMuitos brasileiros queriam ir mas é muito difícil eu mesmo iria
ResponderExcluirLindo se fabricar novamente vendo meu carro e usarei um fnm depois dos tropeiros e viajantes de carroção este foi um dos caminhões que ajudou muito no crescimento do nosso país 🙏❤️❤️
ResponderExcluirFNM com motorização Cummins... Tem que ser Alfão se não, esquece!
ResponderExcluirSe não tiver o ronco pesado do motor aquela ponteira aberta na saída não é FNM tem que fazer aquele tradicional plo plo plo plo!!!
ResponderExcluir