Continental/Divulgação |
Esses riscos podem ser minimizados com a adoção de procedimentos simples que contribuem para uma operação mais segura quando o assunto é pneu de carga. “Muitas vezes eles acabam sendo ignorados com consequências desastrosas, pois grandes forças e massas estão envolvidas na operação com produtos de carga. É o caso, por exemplo, da não utilização da gaiola para o processo de inflagem dos pneus ou o manuseio de pneus avariados ou suspeitos sem antes desinflá-los”, comenta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.
Ele ressalta que o despreparo e a negligência acabam por comprometer a segurança e que tanto pequenas como grandes frotas podem - e devem - aprimorar seus procedimentos. “Entre os descuidos mais comuns estão o reaproveitamento de peças comprometidas, a não utilização dos equipamentos de proteção individual, a falta de ferramentas adequadas e o excesso de confiança”, alerta Rafael Astolfi.
Para o especialista, muitos acidentes poderiam ser evitados com a adoção de cuidados básicos e bastante simples, tais como:
- Esvaziar imediatamente os pneus avariados ou suspeitos, antes mesmo de serem retirados do veículo;
- Ao realizar o trabalho de manejo evite ficar na área de projeção em caso de explosão (face lateral do pneu);
- Se durante a montagem dos pneus nas rodas perceber que um talão pode ter sido avariado, desmonte o pneu e verifique a integridade da região. Talões avariados podem gerar desenrolamento de lonas;
- Inflar sempre os pneus dentro de gaiolas, mantendo uma distância mínima de segurança de 10 metros;
- Não montar os pneus usando fogo;
- Não ultrapassar 150 PSI para talonar os pneus.
Com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos nesse processo, a Continental disponibiliza nesse link todas as orientações necessárias para o correto manejo de pneus e rodas de veículos de carga: CLIQUE AQUI.
O departamento de Assistência Técnica da marca alemã também divulga, gratuitamente, sugestões de sinalização para truck centers e oficinas de frotas, com orientações simples e claras que evitam situações perigosas. Clique aqui para baixar o arquivo.
FONTE: Continental
FONTE: Continental