EM/Leandro Couri |
Dentre as novidades que passaram a valer a partir de hoje (5), está a implantação de um sistema de Rotativo Digital para as vagas destinadas as operações de carga e descarga. Sistema semelhante ao que já vêm sendo utilizado pelo cidadãos belo-horizontinos que utilizam as vagas destinadas aos veículos particulares.
De acordo com órgão municipal, a partir agora, ao estacionar nessas vagas, o motorista deverá fazer a ativação em um dos aplicativos de Rotativo Digital disponíveis. Não será preciso comprar créditos, pois o estacionamento nas áreas de carga e descarga continua gratuito. Já o tempo máximo de permanência será de uma hora.
Segundo o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, o objetivo é facilitar a vida de quem usa o estacionamento. “Com essa medida, estaremos multiplicando as oportunidades de estacionamento para operações de carga e descarga, evitando assim a ocorrência de fila dupla”, explica o diretor.
Na avaliação dos órgãos municipais responsáveis pelo trânsito na capital mineira, se respeitada a permanência de uma hora, as 2.656 vagas da capital vão viabilizar 36.387 oportunidades de estacionamento por dia.
Ainda segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a novidade que passou a valer hoje será exigida das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. O horário de uso e o tempo de permanência constam nas placas de regulamentação das vagas de carga e descarga. A partir do dia 19/6, o uso do rotativo digital será expandido para as demais áreas de carga e descarga de Belo Horizonte.
Como usar o Rotativo Digital nas vagas de Carga e Descarga
Baixe um dos aplicativos credenciados (confira a lista) e faça o cadastro. Ao cadastrar o veículo do tipo “carga e descarga”, o usuário já está apto para ativar o rotativo nas vagas.
Na página da BHTrans, estão disponíveis informações sobre o Rotativo Digital e também as regras de circulação de carga e descarga da capital.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: PBH
Caminhões e Carretas
Caminhões e Carretas