Facchini

Transpanorama recepciona venezuelanos contratados para as suas operações

Scania/Divulgação
Nesta terça-feira (9), a Transpanorama recebeu os 36 venezuelanos que irão trabalhar em suas operações. O evento será às 14h no hangar 58, no Aeroporto de Maringá. Os venezuelanos serão trazidos de Boa Vista (RR) pelo avião da FAB – Força Aérea Brasileira e estarão acompanhados de cinco integrantes do Exército.

A Transpanorama fez, recentemente, o recrutamento e a seleção dos 130 candidatos na Missão Acolhida, em Boa Vista (RR), organizada pelo Exército Brasileiro, que desde março do ano passado, junto com o Ministério da Defesa e a ONU (Organização das Nações Unidas), apoia os imigrantes em situação de vulnerabilidade.

O processo de seleção foi feito durante três dias e contou com testes teóricos e práticos. Os trabalhos foram realizados pelo gerente de RH da Transpanorama, Jean Salgals, a supervisora do RH, Ariane Alves dos Santos, e o master driver, João Silva. Todos os selecionados têm experiência como motorista de caminhão e possuem carteira de habilitação venezuelana equivalente a CNH E brasileira.

Antes de trabalharem como motoristas no Brasil, os refugiados vão participar de um treinamento, durante um mês, sobre legislação de trânsito e transporte, cultura brasileira, língua portuguesa e forma de dirigir os caminhões da Transpanorama, que são de última tecnologia. Após, durante mais 30 dias, eles vão viajar pelo país acompanhados de um motorista padrinho da Transpanorama, ou seja, colaboradores da empresa que têm anos de experiência e terão a missão de contribuir com o acolhimento dos venezuelanos. Depois deste processo, trabalharão como folguistas e feristas.


As condições de trabalho para os venezuelanos serão as mesmas aplicadas aos brasileiros, asseguradas pela CLT. Além de ser uma ação humanitária, a contratação dos refugiados irá contribuir para preencher o quadro de colaboradores da empresa. É importante dizer que o recrutamento e a seleção de brasileiros, pela Transpanorama, continuam sendo feitos normalmente.

Durante o curso, os venezuelanos ficarão em alojamentos da empresa, terão alimentação e lavanderia.
RECEPÇÃO
No evento desta terça (9) esteve presente o capitão Willen Garcia de Francisco, da Missão Acolhida, que colaborou no processo de recrutamento e seleção. Ele vai fazer uma breve apresentação sobre os trabalhos feitos em Roraima. O gerente de RH, Jean Salgals, irá explanar como surgiu a ideia e todas as etapas para chegar até a fase atual. O diretor Comercial da Transpanorama, Valdecir Adamucho, e o gerente de Logística, Clodoaldo Madeira, também estarão presentes falando sobre a contratação dos refugiados.
FONTE: Transpanorama
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA