DAF/Divulgação |
Atualmente o Irã é um dos países presentes na lista de sansões econômicas impostas pelo governo norte-americano.
De acordo com o levantamento do OFAC, a marca holandesa comercializa seus veículos através de uma rede de mais de 300 revendedores independentes. Entretanto, a violação dos Regulamentos de Transações e Sanções Iranianas (ITSR) foi cometida por três revendedores específicos, em Hamburgo (51 caminhões) e Frankfurt (dois caminhões), Alemanha, e em Sofia, Bulgária (10 caminhões).
Ainda segundo a agência federal norte-americana, a negociação de caminhões com o Irã foi avaliada em aproximadamente US $ 5,4 milhões.
O OFAC destacou ainda que o Grupo Paccar seria multado em US $ 2,7 milhões pela violação das sansões econômicas. Entretanto, o órgão levou em consideração o fato do próprio grupo divulgar as violações e a DAF, ao saber das atividades de três revendedores investigação, demitir os funcionários responsáveis.
Para evitar novas violações, tanto o Grupo Paccar, como a DAF vem ministrando treinamentos de conformidade pessoal e anual para a sede e equipes auxiliares, desde 2015. Além disso, a marca holandesa enviou cartas certificadas a seus revendedores, lembrando-os da obrigação de cumprir as sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos e outros países.
Ao final da decisão, o OFAC destacou a colaboração do Grupo Paccar e da própria DAF nas investigações, acrescentando que "as aparentes violações constituem um caso não notório". A agência destacou ainda que caso demonstra que as subsidiárias estrangeiras e suas corporações americanas devem cumprir com os Regulamentos de Transações e Sanções do governo norte-americano.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Yahoo Finance
Caminhões e Carretas
Caminhões e Carretas