SERPRO/Divulgação
|
O Denatran e o Detran-SC devem implementar nos próximos meses o novo modelo de identificação que inexige sua versão impressa. “Isso significa diminuição de custo e facilidade para o cidadão, que não vai precisar mais, por exemplo, obter uma segunda via do documento”,explicou Freitas.
Atualmente, no estado de Santa Catarina, assim como em outros estados, existe a possibilidade de obter a documentação digital, mas a versão original impressa ainda é necessária. A ideia é dar o passo seguinte e digitalizar 100% do processo, conforme explicou o diretor do Denatran, Jerry Dias, presente no encontro.
DTE
Ainda na reunião, a secretária-executiva adjunta, Viviane Esse, apresentou mais detalhes ao secretário de Fazenda do Estado, Paulo Eli, do projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). Lançado em maio em fase de testes no Espírito Santo, a nova tecnologia permite a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país.
“O ministério já está em tratativas com o estado de Santa Catarina para firmar o convênio e instalar o sistema, que tem por objetivo simplificar procedimentos administrativos e burocráticos. Hoje registramos uma espera de seis horas em média para os transportadores de carga”, disse Viviane.
FONTE: Ministério da Infraestrutura