Wabco/Divulgação |
O sistema de freio antitravamento de roda, mais conhecido pela sigla ABS (do inglês Anti-Lock Braking System), foi desenvolvido justamente para evitar que as rodas travem. O ABS é um sistema de segurança ativa adicional, que auxilia o motorista e tem o propósito de mitigar acidentes e assegurar a dirigibilidade durante as frenagens independentemente das condições da pista (se está com óleo, água ou sujeira, por exemplo), para desviar de um obstáculo (quando o freio é acionado para a pressão máxima) ou ter de frear durante uma curva. Em veículos comerciais, seja ônibus, caminhão ou semirreboque, o ABS proporciona uma segurança maior se comparado a veículos apenas com freios convencionais. Ao evitar o travamento das rodas, o ABS mantém a estabilidade e a dirigibilidade do veículo em situações de frenagem de emergência, contribuindo para mitigar derrapagens e a ocorrência do efeito L ou efeito-canivete (giro da parte traseira do semirreboque sobre o cavalo em frenagens bruscas). Além de maximizar a eficiência do freio, uma vantagem importante para o caminhoneiro ou frotista é que, comprovadamente, o ABS faz com que diminua o desgaste dos pneus, contribuindo para reduzir o custo da operação.
No processo de frenagem de veículo com ABS, o motorista pode pisar no pedal sem medo. A velocidade das rodas é monitorada constantemente e, sempre que o motorista acionar o pedal do freio ou o freio do semirreboque, o ABS controla automaticamente a pressão sobre as rodas. Quando o motorista mantém a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem. Portanto, a dica é manter o pedal acionado, sem bombear ou liberá-lo ao sentir a pulsação (característica muito comum em veículo com sistema de freio hidráulico, que também pode ocorrer em sistema pneumático). O pulsar no pedal ocorre devido ao controle de pressão exercido pelas válvulas moduladoras do ABS.
Para que o ABS funcione corretamente e tenha longa durabilidade, a WABCO recomenda manter em dia a manutenção do sistema de freio convencional, seguindo as orientações do fabricante, e ficar atento às sinalizações de falhas, observando a lâmpada de advertência no painel do caminhão ou no semirreboque. De toda forma, uma falha no ABS não afeta o funcionamento do sistema de freio convencional. A manutenção deve ser realizada por mecânicos qualificados. A WABCO ACADEMY programa uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para desenvolver profissionais, inclusive aqueles envolvidos em processos de manutenção. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO.
O sistema ABS tornou-se obrigatório no Brasil para todos os veículos fabricados desde 2014. As soluções de ABS da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e rebocados (reboques, semirreboques e dollys), com suspensão pneumática ou de molas, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A WABCO também fabrica sistema eletrônico de freio (Electronic Braking System – EBS) para rebocados, além de um conjunto de tecnologias inteligentes e inovações de produto que ajudam a tornar os veículos comerciais mais seguros e eficientes. São produtos imprescindíveis para segurança veicular, para conforto e eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.
FONTE: Marcopolo
FONTE: Marcopolo